A procissão de Corpus Christi levou centenas de fiéis às ruas do Centro de Morrinhos, nesta quinta-feira (15). Durante todo o cortejo a Superintendência Municipal de Trânsito organizou as ruas do trajeto para orientar os motoristas e evitar a desorganização no trânsito.
A procissão teve início no Ginásio Helenes Cândido. Após uma linda celebração com muita adoração, os fiéis seguiram em caminhada até a Igreja de Matriz de Nossa Senhora do Carmo. O prefeito Rogério Troncoso e a primeira-dama, Terezinha Amaral, participaram da procissão e do momento em que a procissão parou frente a secretaria de Desenvolvimento Social, onde os padres das duas paróquias, abençoaram o local os fieis, servidores, prefeito e demais autoridades ali presentes. “Esse é um momento de pedir bênçãos a Deus para que possamos governar a cidade de um modo muito positivo”, destacou o prefeito Rogério Troncoso.
A data – O nome Corpus Christi vem do Latim e quer dizer “Corpo de Cristo”. No Brasil, essa solenidade é comemorada sempre na quinta-feira depois da Festa da Santíssima Trindade. O objetivo é celebrar solenemente o mistério da Eucaristia: o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
O motivo de ser uma quinta-feira é porque faz alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a Instituição da Eucaristia – durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em Seu Corpo e em Seu Sangue.
O percurso – A procissão de Corpus Christi teve início no Ginásio de esportes Helenes Cândido, com celebração da Santa Missa presidida pelos padres Alex, Adriano, Geraldo e Divair da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, padre Wesley da paróquia Cristo Redentor junto com os diáconos e ministros da eucarística. Os fiéis depois seguiram em um momento de reflexão em procissão. O cortejo seguiu então para o seu ponto de encerramento, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo. No percurso os fiéis prepararão um tapete todo decorado com balões e flores coloridas e junto alimentos não perecíveis que após a procissão foram recolhidos pela Sociedade São Vicente de Paulo.