Ok DSC_0226

OK DSC_0079

O prefeito Rogério Troncoso participou na manhã desta terça-feira, 26 de abril, da abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Morrinhos 2016, no Ginásio Nêgo Romano. O término dos jogos será no dia 5 de maio com a entrega de medalhas para os campeões olímpicos, no mesmo local. A iniciativa é da Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Subsecretaria Regional de Educação, em parceria com a Superintendência Municipal de Esportes.

“Esta é uma forma de incentivar e valorizar o esporte na nossa cidade e região. Os primeiros jogos olímpicos de Morrinhos estão movimentando os alunos das redes estadual e municipal de educação e todos já estão no clima das Olimpíadas 2016”, enfatiza o prefeito Rogério Troncoso.

O evento contou a participação das escolas municipais Alice Ferreira do Carmo, Celestino Filho, Dom Bosco, Eudóxio de Figueiredo, Kleyton de Sousa Peres, José Cândido, Mary do Carmo, Olga Hannun de Castro Rosa, Humberto Jacinto Pereira e das escolas estaduais Coronel Pedro Nunes, Xavier de Almeida, Sylvio Gomes de Melo Filho, Alfredo Nasser, Senador Hermenegildo de Morais, Dra. Gertrude Lutz e Mariquita Costa.

As equipes das escolas participantes vão disputar os jogos nas modalidades corrida, salto em distância, revezamento, natação, tênis de mesa, futsal e vôlei, nas categorias Masculino, Feminino, Infantil, Juvenil e Infanto Juvenil.

A Secretária Municipal de Educação, Fabiana Toledo, agradeceu a presença de todos e o envolvimento das escolas participantes. “Os primeiros Jogos Olímpicos de Morrinhos têm como objetivo incentivar o espírito de competição e integração de todas as equipes participantes, trazendo para os nossos alunos um aprendizado além da sala de aula”, salienta.

A Subsecretária Regional de Educação, Cleide Mara Ribeiro de Souza, parabenizou a organização do evento. “Parabenizo os atletas e todos aqui presentes pela realização do evento. Lembrando que a nossa cidade vai entrar para o cenário nacional com a passagem da tocha olímpica pelas ruas de Morrinhos no dia 6 de maio”, destaca.

O aluno Daniel Fernandes Alves afirmou que foi um privilégio para ele representar todas as escolas de Morrinhos, conduzindo a Tocha Olímpica, durante a abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Morrinhos 2016. “É muito gratificante para mim fazer parte deste momento e carregar um símbolo tão importante para a nação brasileira”, enfatiza.

Programação
A programação de abertura foi recheada de rituais olímpicos. A aluna Dayane Ferreira de Souza entrou conduzindo a Bandeira Olímpica, que representa a paz e a união entre os povos através do esporte. Cada aro olímpico representa um continente. O Azul representa a Europa, o Preto a África, o Vermelho as Américas, o Amarelo a Ásia e o Verde a Oceania.

Na sequência, as alunas Nycole Araújo, Lauriele Alves e Dhéssica Silva realizaram a entrada solene do Pavilhão Nacional. Em seguida foi executado o Hino Nacional com a participação das escolas e das autoridades presentes.

A auge do evento foi a entrada da Tocha Olímpica conduzida pelo aluno Daniel Fernandes Alves, da Escola Municipal Eudóxio de Figueiredo. A aluna Jenifer Pereira Cabral realizou a acendimento da Pira Olímpica, símbolo dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
O aluno Wanderson Henrique Vieira Cabral fez um juramento representando todos os atletas presentes.

No encerramento, o time do prefeito Rogério enfrentou o time dos alunos da Escola Municipal de Reabilitação Alice Ferreira do Carmo. Os vencedores da partida de abertura dos Jogos Olímpicos de Morrinhos receberam medalhas de premiação.

Estiveram presentes o prefeito Rogério Troncoso; Vice-prefeito Tércio Menezes; Secretária Municipal de Educação, Fabiana Toledo; Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Alex Timbete; Subsecretária Regional de Educação, Cleide Mara Ribeiro de Souza; Superintendente de Esportes, Toninho de Freitas; Secretário de Indústria e Comércio, Paulo de Tárcio; Assessor Estratégico do prefeito, Sabará Medeiros; Diretor do Hospital Municipal de Morrinhos, José Roberto Reis; Superintendente de Cultura, Davi Rodrigues; Presidente do Conselho Municipal de Educação, Adriana Luiza Peixoto dos Santos; dentre outras autoridades.

OK DSC_0082

OK DSC_0085