OK 02

OK autoridades

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou na manhã desta quinta-feira, 20 de agosto, na sede da Associação Comercial e Industrial de Morrinhos (ACIM), a VI Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”.

Segundo o prefeito Rogério Troncoso, a Conferência é uma forma de convidar a comunidade para participar dos programas de assistência social, saúde, educação e outros segmentos. “Esta é uma forma democrática e participativa de viabilizar o andamento dos projetos sociais no âmbito municipal, estadual e federal, direcionando o que a comunidade espera e precisa”, lembra o Chefe do Executivo Municipal.

O encontro teve como objetivo discutir ideias e projetos para a assistência social a fim de traçar diretrizes gerais que possam contribuir para melhorias no sistema. Para tanto, o evento contou ainda com a participação da Juíza de Direito da Comarca de Morrinhos, Patrícia Dias Bretas, e de conselheiros e delegados com direito a voto nas deliberações.

Na oportunidade, o representante do Conselho Estadual de Assistência Social, Jeferson Monteiro, ministrou uma palestra sobre a importância da atuação dos programas sociais municipais, regulamentação e financiamento da rede de assistência social, além das responsabilidades nas esferas federal, estadual e municipal.

Vários Programas Sociais do município enviaram seus representantes para participar das sugestões e deliberações. Dentre eles, Renda Cidadã, Bolsa Futuro, Pró-Cidadão, Projeto Vida Criança, Bolsa Família, Lar Abrigo José Passos, Astenda, Projeto Reciclando para um mundo sustentável, Vila Vida, Betuel, Acessuas Trabalho, Associação Cultural e Educativa, Centro Espírita São Vicente de Paula, Centro de Artes, Associação Feminina de Morrinhos, Energia Solidária, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Lar Vicentino Padre Lino José Correr, NASBF, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Projeto Condor, Projeto Existir, Assistência Infantil Dona Lourdes Gentil de Melo, Semira, Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), Lar Fraterno Irmãos do Caminho, Betesda e outros.

Para a beneficiária do Programa Bolsa Família, Tânia Mara Bezerra, o Bolsa Família veio agregar a renda de sua família. “Quando eu não recebia o dinheiro do Bolsa Família tudo era mais difícil. Agora, as coisas começaram a melhorar e posso comprar fraldas e alimentos para os meus filhos. Agradeço o atendimento que tenho recebido da equipe do programa em Morrinhos e pela oportunidade de estar aqui”, compartilha.

Sobre a Conferência
A VI Conferência Municipal de Assistência Social é um espaço de participação popular democrática, de modo a qualificar e aproximar suas deliberações cada vez mais das reais necessidades da população, fortalece a democracia, amplia a participação de todos os setores engajados na consolidação da Política de Assistência Social, através do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Durante a programação houve uma apresentação cultural com fitas da Rede Sócioassistencial em Ação, representada pelas meninas do Balé Clássico, do Centro de Artes de Morrinhos. Os usuários dos programas sociais também foram à frente para demonstrar a importância das ações sociais na vida deles.

Na ocasião foi feita a leitura do Regimento Interno e sua aprovação. Além disso, foram organizadas dinâmicas, divididos os grupos de trabalho e realizada a eleição dos delegados que vão participar da X Conferência Estadual de Assistência Social, em Goiânia. No encerramento foram entregues os certificados e aprovadas as deliberações.

OK 04

OK 01