A Assessoria de Comunicação da prefeitura, num trabalho da repórter Ellen Ribeiro, conversou com o prefeito Rogério Troncoso, na semana passada. Ele fez um balanço do seu mandato, mencionando as principais obras entregues à população até agora, além das ações na área social, saúde, educação, habitação e outras. Rogério fala ainda sobre a importância do Programa Bolsa Transporte Universitário para os estudantes de Morrinhos, pagamento do piso salarial para os servidores da saúde, educação e da área administrativa da prefeitura, as principais ações de combate à dengue no município, segurança pública, paralisação das obras do Credeq, implantação de novas indústrias e ainda discorre sobre política. Confira abaixo:
1-Qual a avaliação que o senhor faz desses 3 anos à frente da Prefeitura de Morrinhos?
Rogério Troncoso- Quando tomamos posse em janeiro de 2013 encontramos a prefeitura numa situação muito difícil. Havia dívidas correntes, até certo ponto consideráveis. A pavimentação asfáltica estava deteriorada, com muitos buracos; as praças e prédios públicos apresentavam muitos problemas. O nosso primeiro trabalho foi reordenar a cidade, fazendo um trabalho de recuperação e acerto das contas municipais.
Levamos um certo tempo para “colocar a casa” em ordem, mas em nenhum momento desanimamos e, agora, as coisas estão melhorando cada vez mais, pois superamos as dificuldades.
Eu diria para você que nestes três primeiros anos de gestão a gente superou muitas dificuldades, e graças a Deus conseguimos que os serviços da prefeitura avançassem.
Vamos muito bem na educação e estamos fazendo grandes investimentos na saúde: término da reforma do Hospital Municipal de Morrinhos, construção de três Unidades Básicas de Saúde (UBS) e projetos para implantação de mais duas, investimentos em veículos e viaturas para a saúde, pagamos a gratificação por produtividade para os agentes comunitários de saúde e ampliamos o atendimento de especialidades médicas no hospital. Além disso, crescemos muito na área social. Hoje, todos os nossos programas sociais estão funcionando normalmente e atendendo quem realmente precisa, com a inauguração de núcleos assistenciais espalhados por vários bairros da cidade, numa aproximação com a comunidade.
Também levamos muitos benefícios para os moradores da zona rural. Adquirimos viaturas novas que foram usadas para melhorias e recuperação das estradas rurais. Foram compradas, através de convênios com os Governos Federal e Estadual e com recursos próprios: duas patrols, três caminhões, uma retroescavadeira, dois tratores de esteira, um rolo compactador e uma pá mecânica. Enfim, foi uma série de conquistas que nós tivemos. Vários bueiros e pontes foram reformadas e construídas. Fizemos mais de 200 mil metros de asfalto e recapeamento de ruas.
A economia de Morrinhos melhorou muito. Hoje somos o 18º município no ranking de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Estado de Goiás.
Na área de meio ambiente avançamos muito com a fiscalização e aprovação de projetos, é claro, respeitando a legislação ambiental. Por isso, posso afirmar que Morrinhos é a cidade que mais investiu em meio ambiente em Goiás. Um exemplo disso foi a implantação da Coleta Seletiva de Lixo, combate às queimadas e ao desmatamento, recuperação do Parque Natural do município e da Bacia do Córrego do Pipoca, visando a preservação das nascentes, em parceria com o Ministério Público (MP). Também estamos organizando o aterro sanitário, através da implantação do Consórcio Três Rios, a fim de resolver o problema do lixo, uma das preocupações da nossa gestão.
Outro ponto positivo da nossa administração é que temos os conselhos municipais da criança, da mulher, do idoso e da pessoa com deficiência, todos atuantes em defesa dos direitos das pessoas.
Por tudo isso, estou bastante satisfeito com esses três primeiros anos de mandato. Ao longo desses anos fizemos um trabalho de recuperação e crescimento da cidade. Agradeço à Deus pela oportunidade, aos munícipes pela confiança e ao povo de Morrinhos pela compreensão e o apoio que tem nos dado. Contamos com o apoio da população e estamos fazendo uma gestão democrática e participativa.
2-O senhor é conhecido como um prefeito “tocador de obras”. Quais a obras mais importantes que o senhor entregou nesses últimos 3 anos? E quais ainda irá entregar?
Rogério Troncoso- Vivemos um momento difícil e de crise no nosso País, o que dificultou o andamento de algumas obras. No entanto, temos avançado e entregamos muitas benfeitorias para a população morrinhense neste mandato. Foi feito um trabalho de recuperação em toda a cidade. A malha viária é antiga, estava precária e fizemos um trabalho de recapeamento asfáltico. Atingimos a marca de quase 500 mil metros quadrados de recapeamento de ruas e avenidas, uma parte em parceria com estado da ordem de 180 mil metros quadrados e o restante com recursos próprios da prefeitura. No total foram mais de 200 mil metros quadrados de asfalto novo, beneficiando vários setores da cidade.
Adquirimos uma série de equipamentos: duas patrols, três caminhões, uma retroescavadeira, dois tratores de esteira, um rolo compactador e uma pá mecânica, além de consertar e equipar ônibus escolares.
Atualmente toda a nossa frota escolar, que são mais de 40 veículos, atende as recomendações do Contran, ou seja, as kombis e vans têm menos de 5 anos de uso e os ônibus possuem menos de 10 anos de circulação. Assim, temos um transporte escolar modelo, já que renovamos a nossa frota recentemente.
Construímos e inauguramos duas escolas municipais que já estão em funcionamento: Kleyton de Sousa Peres, no Setor Cristo, e Padre Gisley Azevedo Gomes, no Setor Bela Vista. Queremos iniciar a construção de mais duas unidades escolares em 2016.
Construímos mais três Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos bairros Vila Nova, Setor Cristo e Setor Aeroporto. Ainda modernizamos todas as outras UBS do município, com a instalação de equipamentos de informática e fornecimento de tablets para facilitar os serviços dos agentes comunitários de saúde. Além disso, temos licitação em andamento para a construção de mais duas, sempre visando aproximar os serviços de saúde da população. Também construímos o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que foi uma conquista muito grande com relação à saúde bucal no município, e o prédio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).
Estamos em processo de reforma, ampliação e modernização do prédio público da prefeitura, tanto da parte física como estrutural, através da instalação de novos equipamentos, sistema de informática atualizado, design arquitetônico arrojado, melhorando assim os serviços prestados à população.
Também estamos terminando a reforma e ampliação do Hospital Municipal, fazendo um trabalho fundamental ali. Esta unidade hospitalar foi construída na década de 80 e nunca havia sido feita uma reforma desse nível. O local está sendo adequado para melhorar a acessibilidade para cadeirantes, melhorias e implantação de novos equipamentos tanto nas semi-UTIs como em outras áreas do hospital. Está sendo concluída a primeira fase e, logo, iniciaremos a segunda etapa, que será a construção da lavanderia e ampliação da cozinha.
As obras foram muitas, mas temos ainda os avanços na área social, educação e saúde que trazem um retorno muito grande ao município.
3-O seu mandato tem sido focado em saúde e habitação. O que tem sido feito, quais são as carências que a cidade tem nessas áreas?
Rogério Troncoso- Na área de saúde, especialmente, o que fizemos foi melhorar o atendimento, qualificando nossos profissionais e oferecendo treinamento, além de entregar algumas obras que achávamos necessárias para avançar com relação à saúde no município. Um exemplo disso foi a construção do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), ao lado da Feira Coberta de Morrinhos. Lembrando que até o final de 2016 todas as nossas Unidades Básicas de Saúde (UBS) terão atendimento odontológico, sendo que atualmente apenas duas não têm.
Como já citei estamos terminando a reforma e ampliação do Hospital Municipal, com a compra de novos equipamentos, já que temos duas Semi-UTIs em funcionamento no local. Em determinados horários temos três médicos plantonistas atendendo, além de duas UTIs Móveis para atender a comunidade. O hospital hoje tem um nível de qualidade excelente, em termos de infraestrutura e capacitação profissional para receber bem as pessoas que necessitam dos serviços de saúde.
Além disso, aumentamos o número de médicos e das especialidades atendidas, já que temos dois ortopedistas, dois cardiologistas, Ginecologia e Obstetrícia, atendimento especializado em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (Saúde Bucal). Tudo isso evidencia que tivemos uma série de avanços não só na qualidade do atendimento, mas também nas instalações do Hospital Municipal de Morrinhos.
Estamos lutando pela implantação de uma Clínica de Hemodiálise na nossa cidade. Para tanto, doamos a área para uma empresa privada, sendo que o projeto está em fase de finalização. Com relação a exames mais complexos temos um grupo privado que está implantando uma clínica voltada para realização de tomografias e ressonância magnética. Nosso objetivo é lutar para que grande parte dos problemas de saúde dos morrinhenses sejam solucionados aqui mesmo, com médicos e infraestrutura adequados.
Dois projetos que temos junto ao Governo do Estado já estão bem avançados: a implantação do Centro de Referência em Traumatologia no Hospital Municipal, em parceria com o Detran, facilitando o atendimento a vítimas de acidentes na BR 153. Outra prioridade nossa é o consórcio de saúde que visa a participação de 10 municípios da região, tendo como objetivo a regionalização dos serviços de saúde. São projetos que estão caminhando de forma acelerada junto ao Governo do Estado de Goiás, através da Secretaria Estadual de Saúde.
Já a área de habitação sempre foi uma prioridade dentro do nosso mandato e já estão em andamento alguns programas para a construção de moradias populares como a entrega de Cheque Reforma e Cheque Moradia, doação de lotes urbanizados, Programa Minha Casa Minha Vida I, II e III, Sub-50 e outros. Todos eles estão caminhando bem, pois já entregamos 125 cheques reforma e devemos entregar no próximo ano mais 175, em parceria com a Agência Goiana de Habitação (Agehab). Também já entregamos 50 casas da modalidade Sub-50, vamos entregar mais 100 do Sub-50 e Cheque Moradia. Além disso, estamos com um projeto de 250 casas em andamento no Ministério das Cidades do Governo Federal, através de um Programa denominado Entidades. Estivemos com o Ministro Gilberto Kassab nesta semana para agilizar esse processo. Ainda temos outro projeto de mais 150 casas, em parceria com a Agehab e Caixa Econômica Federal, através do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Além disso, a prefeitura adquiriu duas áreas e liberamos outras que a prefeitura tinha, que juntas, totalizam mais de 1000 lotes. São 500 lotes no Setor Darcy Chaves, 150 nos setores Solar do Bosque e Cristina Park, 160 no bairro José Genuíno de Souza e mais 200 lotes de áreas desapropriadas da prefeitura. Já entregamos 200 e vamos entregar mais 100 lotes urbanizados até o final de abril de 2016.
Até o final de 2016 queremos atingir a marca de 1000 a 1.200 unidades habitacionais entregues para a população de Morrinhos.
Outro programa que está fazendo a diferença é o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), que já foi assinado um convênio com a Caixa Econômica Federal para atender 61 famílias dos assentamentos Tijuqueiro e São Domingos. Cada família vai receber 17.200 reais para fazer a reforma e a ampliação de suas casas. Temos mais dois projetos na área rural de mais 200 moradias. O valor total estimado de investimentos nesse programa é de 5 milhões de reais.
Dentro do Programa de Regularização Fundiária já entregamos mais de 500 escrituras para os moradores do Sol Nascente, Morro I e II e Vila Nossa Senhora do Carmo. Queremos alcançar a marca de 800 a 1000 escrituras entregues até o final de 2016.
Essas são áreas que a gente tem dado prioridade total e graças a Deus os avanços são nítidos. No entanto, os programas habitacionais são mais lentos e demorados, uma vez que não dependem somente do município, mas também dos governos estadual e federal. Mas eu diria que são projetos que estão avançando bem, ao passo que a parte que compete à prefeitura tem sido feita com exatidão e agilidade.
4-Na Educação o que tem sido feito? Quais as prioridades?
Rogério Troncoso- A educação é uma área que sempre priorizamos. Como já citei anteriormente nós construímos e entregamos duas escolas municipais: uma no Setor Cristo e outra no Setor Bela Vista. Adotamos o Sistema Pomares de Ensino e fornecemos kits escolares para todos os estudantes do município. Inicialmente as apostilas eram produzidas de forma manual e agora nós contratamos uma empresa especializada para fazê-las.
Nossas escolas de tempo integral estão funcionando bem, fornecemos materiais didáticos e pedagógicos para as escolas e estamos reformando praticamente todas as unidades escolares do município. Remodelamos todo o transporte escolar, através da compra de veículos novos para adequação das normas do Contran, sendo que cerca de 1000 alunos são transportados diariamente na Cidade dos Pomares.
O Programa Mais Educação também está em andamento. As formaturas do Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA) estão no mesmo nível das escolas privadas, com a presença das famílias que participam ativamente.
Na área de Alimentação Escolar somos exemplo para o Brasil. Tanto que no mês de maio deste ano recebemos em Morrinhos uma comitiva com representantes de 10 países. Eles vieram conhecer o processo de produção da merenda escolar no município e aprender conosco.
Tendo em vista tudo isso, vemos que os investimentos educacionais são grandes, sempre priorizando o crescimento pessoal e profissional dos nossos alunos.
5-O que foi feito para melhorar a vida do estudante morrinhense? Quantos alunos recebem o Bolsa Transporte Universitário? Qual o valor?
Rogério Troncoso- Desde o início do nosso mandato reativamos o Programa Bolsa Transporte Universitário, através da doação de 140 reais mensais para auxiliar 150 estudantes universitários de Goiatuba, Morrinhos, Caldas Novas e Piracanjuba no transporte para a faculdade. Também são doadas mensalmente mais 100 bolsas transporte para os alunos do IFGoiano Campus Morrinhos, no valor de 70 reais.
Temos cerca de 90 alunos universitários que prestam serviço de estágio remunerado para a prefeitura, sendo a maioria deles em suas áreas de formação, incentivando a inserção dos jovens no mercado de trabalho.
A nível superior estamos viabilizando a vinda de novos cursos para Morrinhos e melhorando aqueles que já existem, através de uma parceria com o IFGoiano Campus Morrinhos e a Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Recentemente tivemos a visita do Reitor da UEG, Haroldo Heimer, em Morrinhos. A prefeitura e a Câmara Municipal de Vereadores doaram para a universidade 100 mil reais para melhorias da biblioteca, incentivando a implantação do curso de Direito na UEG Campus Morrinhos.
6-O senhor tem pago o piso salarial dos servidores da educação, da saúde e dos administrativos?
Rogério Troncoso- Nós temos trabalhado dentro da lei. Hoje os professores, por exemplo, ganham acima do piso. O educador iniciante que trabalha 40 horas recebe mais de 2.300 reais. Para os agentes comunitários de saúde e os agentes de endemias estamos complementando o valor do piso para que possamos em 2016 resolver de fato este assunto.
Na área administrativa nós cumprimos a legislação. Os aumentos têm sido dados como a lei manda, com a recomposição salarial dos servidores na data base de abril, de acordo com os índices do INPC. Assim, temos cumprido rigorosamente as leis com relação ao pagamento dos servidores públicos municipais.
Outro aspecto muito importante é que os servidores estão recebendo seus salários em dia, sem nenhum atraso e dentro do mês trabalhado. Neste mês de dezembro, por exemplo, já pagamos 13º salário e férias e vamos pagar o salário do último mês do ano adiantado, na véspera de natal: dia 23 de dezembro.
7-No Social, o que a prefeitura tem realizado?
Rogério Troncoso- O trabalho feito na área social é exemplar para Morrinhos. Com a implantação dos CRAS, CREAS e os núcleos de assistência social espalhados por vários bairros da cidade: São Francisco de Assis, Morro da Saudade, Vila Mutirão e Vila Nova, as ações sociais adentraram diferentes regiões da cidade, oferecendo cursos, oficinas, aulas de dança e capoeira, apoio ao idoso e outras. Isso valoriza os artistas locais, as artes e a cultura, incentivando os idosos, crianças e adolescentes.
O Pró-Cidadão é outro programa muito importante que está em pleno funcionamento em Morrinhos. Somente neste ano 248 menores foram beneficiados, através da inserção no mercado de trabalho, em empresas públicas e privadas do município. Todos com carteira assinada e regularizados. A Guarda Mirim é outro braço forte de apoio aos jovens e adolescentes.
Temos cerca de 2 mil famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família no município. O Energia Solidária, criado pela atual administração, já beneficiou 500 famílias e o valor aumentou gradativamente de 30 para 40 reais mensais para ajudar no pagamento da conta de energia elétrica. A atuação do CASMAM e do Peti tem sido essencial para as crianças, uma vez que propiciam um local tranquilo, de brincadeiras, lazer e aprendizado. Já o Centro de Artes incentiva o aprendizado na área musical e nas artes, além de ser um local para o lazer e descontração das pessoas mais vividas, oferecendo aulas de ginástica e de dança.
Os programas da Vila Vida e Idade Feliz apoiam os idosos e possibilitam a confraternização e a interação entre eles. De 3 a 4 mil pessoas frequentam mensalmente as atividades oferecidas por esses programas.
Então, eu diria que a área social em Morrinhos tem avançado muito e trazido resultados, fortalecendo as famílias e unindo as pessoas com igualdade e dignidade. Tenho certeza que a comunidade vê isso e respeita o nosso trabalho.
8-Como tem sido o combate à Dengue? Tem tido êxito? Houve óbitos?
Rogério Troncoso- A dengue é um problema sério e generalizado em todo o Brasil. O Brasil possui um clima tropical que favorece a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, onde as estações de seca e de chuvas são bem definidas. Por isso, temos feito um trabalho contínuo a fim de combater a dengue.
De janeiro de 2014 a julho de 2015 tivemos 1.523 casos de dengue notificados e 1.116 confirmados, em Morrinhos. De lá pra cá os números caíram muito. De julho deste ano até agora tivemos apenas 9 casos. Mas isso significa que devemos intensificar as ações ao se aproximar o período chuvoso.
A campanha contra a dengue continua e envolve uma série de atividades. Recentemente fomos convidados pelo Governador Marconi Perillo para compartilhar com prefeitos, secretários, superintendentes, deputados, vereadores as medidas que estamos adotando em Morrinhos e que têm dado certo. Dentre elas, gincanas escolares, carreatas, caminhadas, Coleta Programada de Entulhos, lançamento do álbum de figurinhas infantil “Todos contra a dengue”, roçagem e limpeza sistemática de lotes vagos, trabalho de identificação de focos do mosquito com o drone, implantação da Coleta Seletiva de Lixo, beneficiando diretamente os catadores de materiais recicláveis, através da criação da cooperativa; utilização da mídia institucional em rádios e na internet, apoio dos pastores, padres, clubes de serviços, entidades filantrópicas. Convidamos e a comunidade participou ativamente na luta contra o mosquito transmissor da dengue.
Por último, fizemos uma reunião e convidamos as grandes empresas para se engajarem nesta luta também. Quero ainda destacar e agradecer o trabalho feito pelos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias e de toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde.
Tenho a certeza de que se nós não conseguirmos acabar com a dengue vamos minimizar muito os casos em Morrinhos.
9-Como é a situação da segurança pública em Morrinhos?
Rogério Troncoso- A segurança pública é um trabalho feito em parceria com o Estado e a União. A prefeitura atua mais na parte de apoio para que a polícia tenha condições de prestar um bom trabalho à população. A Polícia hoje realiza um trabalho mais independente, graças ao trabalho do Governador Marconi Perillo. O Estado tem investido em viaturas, combustível e no corpo técnico. Tudo isso está possibilitando à polícia realizar um trabalho independente e mais eficaz, tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Militar.
No entanto, sempre que a ajuda do Executivo Municipal é solicitada estamos prontos para ajudar, numa parceria entre Estado, União e Prefeitura. Todos precisam entender que o serviço público é feito de forma conjunta, com a participação de todos os poderes, levando serviços públicos de qualidade à população.
Existe uma interação muito grande entre a prefeitura e as polícias atuantes no município, já que a prefeitura tem apoiado o trabalho realizado pelas polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Judiciário em Morrinhos.
Temos alguns problemas no município sim. Um exemplo disso é a proliferação das drogas, que é uma dificuldade da polícia em todo o Brasil. Mas aqui em Morrinhos temos uma certa tranquilidade, pois as polícias, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Judiciário são atuantes e eficazes, não só no combate às drogas, mas também no sentindo de proporcionar mais segurança à população. Só temos a agradecer e cumprimentar os profissionais pelo trabalho que realizam.
10-Com relação ao polo industrial de Morrinhos, como tem sido a situação das indústrias nesse momento de crise?
Rogério Troncoso- Houve uma paralisação, principalmente com relação a novos investimentos. O ano de 2015 foi muito difícil para o empresariado. Temos algumas empresas que já têm área adquirida em Morrinhos e tínhamos alguns projetos de expansão e construção de novas indústrias para este ano. Devido à crise, agora as coisas estão caminhando mais devagar em todo o Estado. No entanto, a empregabilidade na Cidade dos Pomares, embora tenha diminuído, continua com bons índices.
Morrinhos é uma cidade com atividades muito diversificadas: produção de leite, tomate, agroindústria, cana de açúcar, além de ter muita área irrigada e o comércio forte. Isso favorece a empregabilidade, mas é notório no Brasil todo uma queda no setor produtivo. Mas esperamos que essa crise passe logo e o País volte a crescer e atrair investimentos.
11-Por que as obras do Credeq estão paradas?
Rogério Troncoso- Tudo tem uma coisa a ver com a outra. A crise econômica está generalizada no Brasil e presente em todos os lugares e em Goiás não é diferente. Isso reflete no Estado, na prefeitura e na União e em todos os setores há contenções de despesas para equilibrar as contas.
Estamos vendo que o Governo de Goiás está fazendo um grande ajuste fiscal, justamente para equalizar receitas e despesas. Até certo ponto são medidas que trazem preocupações para a comunidade. São medidas que a administração tem que tomar que não são bem vistas, e o Governo do Estado tem feito isto, sendo indispensável que sejam feitas.
As obras do Credeq em Morrinhos e a duplicação da GO 2013, que liga Morrinhos a Caldas a Novas estão paralisadas exatamente devido a essa contenção de gastos do Governo Estadual. Mas isso é uma questão momentânea, já que temos um compromisso com o Governador que elas deverão ser retomadas em 2016. A gente entende isso e aceita as medidas tomadas pelo Governo de Goiás para conter a crise e pedimos paciência à nossa comunidade.
Política
12-O que o senhor tem achado do quarto mandato do Governador Marconi Perillo?
Rogério Troncoso- É um mandato que está passando por um momento de transformação e está enfrentando uma crise que se instaurou em todo o País. Ele se adiantou com relação às medidas de ajuste que estão sendo feitas em outros estados. Acredito que o Governador foi prudente neste ponto e agiu de forma proativa. Como ressaltei anteriormente são medidas que não são bem vistas pela comunidade, mas são necessárias. Ou se faz agora ou poderão haver problemas mais sérios pela frente.
Tenho a certeza que a partir de 2016 o Brasil voltará a crescer e o Estado de Goiás está colocando a casa em ordem. Já passamos por isso em outros governos. Em seu primeiro mandato, o Governador Marconi Perillo passou por uma situação semelhante a esta, deu a “volta por cima” e se tornou um dos melhores governadores do Brasil.
13-O senhor quer deixar alguma mensagem para a população morrinhense?
Rogério Troncoso- Eu quero deixar uma mensagem de otimismo para os morinhenses. Eu acredito muitos nas pessoas, nas comunidades, nos empresários e na força do trabalho. Acredito que vamos ter um ano novo bem melhor do que 2015. Este ano foi difícil, mas todos os obstáculos foram superados com a ajuda de Deus e o apoio da nossa comunidade, do secretariado, dos servidores públicos municipais e do nosso povo.
Eu e a Terezinha queremos agradecer ao povo de Morrinhos pela confiança, por acreditarem no nosso trabalho, e desejar a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.
Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)
Por Ellen Ribeiro