04

Nossa equipe de reportagem conversou com o prefeito de Morrinhos, Rogério Troncoso, na última sexta-feira, 1 de abril, no Centro Administrativo Municipal.

Na ocasião, ele falou sobre a entrevista que o Governador Marconi Perillo concedeu às rádios goianas, no dia 30 de março, em Goiânia, comentando sobre a continuidade das obras de pavimentação asfáltica e manutenção das rodovias goianas.

Confira os assuntos abordados na entrevista com o Chefe do Executivo Municipal:

Prefeito Rogério Troncoso, o Governador Marconi Perillo afirmou que vão começar agora os trabalhos de recuperação das rodovias goianas, principalmente daquelas próximas a Morrinhos. Ele disse ainda que vai terminar a duplicação da rodovia que liga Morrinhos a Caldas Novas e também ressaltou a importante parceria entre a prefeitura e o estado, para a implantação do Centro de Referência em Traumatologia, no Hospital Municipal de Morrinhos. O que o senhor tem a dizer sobre isso?

Rogério- Nós temos o conhecimento de que o Estado fez uma licitação muito grande que envolve diversas empresas para a conservação e manutenção da malha viária pavimentada e não pavimentada de Goiás. Nossa dificuldade maior é com relação à duplicação da GO 213. Por isso, o Governador comenta na entrevista, que a continuidade das obras depende da Justiça autorizar as empresas que ganharam a licitação.

Em função disso, enquanto se resolve esse impasse, a prefeitura firmou uma parceria com o Estado para melhorar paliativamente as condições de tráfego e diminuir os buracos na GO 213, que liga Morrinhos a Caldas Novas. Assim, a prefeitura está entrando com a mão de obra, por meio da atuação de duas equipes da Secretaria de Obras, e a Agetop disponibilizou a massa asfáltica, justamente por esses empecilhos que a gente sabia que já existiam.

Agora, o Governador tem afirmado que todas essas rodovias serão recuperadas, incluindo todos os trechos aqui da região sul do Estado, que são muito importantes para a nossa cidade.

Com relação à duplicação da rodovia que liga Morrinhos a Caldas Novas sabemos que os recursos são do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), algo que o Governador já tinha anunciado anteriormente.

Na entrevista, Marconi deixou claro a intenção dele de terminar essa obra e no momento estamos aguardando a liberação dos recursos. No entanto, sabemos das dificuldades que o Estado está enfrentando. Por isso, acredito que a duplicação será reiniciada até meados de junho ou julho, como o Governador afirma.

Também firmamos uma parceria com o Estado para a implantação do Centro de Referência em Traumatologia, no Hospital Municipal. Queremos confirmar o que o Governador disse, pois existem recursos assegurados para isso. Tanto que recebemos recentemente aqui em Morrinhos engenheiros e arquitetos da Secretaria Estadual de Saúde para analisar o nosso projeto do Hospital Municipal. Eles fizeram observações e deram sugestões para adequar o projeto à realidade de Morrinhos e região. Vamos esperar agora a finalização do layout para darmos andamento ao projeto.

Quero aqui assegurar que o Deputado Federal Célio Silveira está disponibilizando 800 mil reais em emendas para Morrinhos, que serão utilizados na construção da Ala de Traumatologia do Hospital Municipal, além de mais 250 mil reais do Senador Wilder Morais, totalizando 1 milhão e 50 mil reais. Também serão instalados 10 leitos para UTI nesta nova ala que será construída na unidade hospitalar do município. Vamos buscar equipar essas UTIs, pleiteando recursos junto aos governos estadual e federal.

Por Ellen Ribeiro