OK reajuste salarial

O Prefeito de Morrinhos, Rogério Troncoso, anunciou oficialmente o aumento de salarial de 8,42% para os servidores públicos municipais, a partir do mês de abril. A Lei Municipal No 3.110, de 17 de abril de 2015, já foi aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores e sancionada pelo prefeito.

“Esse aumento visa restabelecer o poder de compra dos nossos servidores. Se analisarmos a nossa receita, a despesa com pessoal está um pouco aquém, e temos nos esforçado muito para fazer com que as coisas aconteçam a fim de cumprir com essa obrigação, que é justa”, esclarece o prefeito Rogério Troncoso.

Conforme explica a Gerente de Recursos Humanos do Município, Gerusa Sanches, o reajuste salarial será feito seguindo a tabela de vencimentos dos servidores. O fator de revisão é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que está acumulado nos últimos 12 meses anteriores à data da lei. No ano passado, o aumento dos servidores municipais foi de 5,67% e, neste ano, será de 8,42%.

O reajuste foi aprovado pelo Executivo e Legislativo, pois visa promover a revisão geral anual dos subsídios dos agentes políticos, bem como dos vencimentos dos servidores públicos efetivos, aposentados, pensionistas e comissionados municipais da administração direta, das autarquias e das fundações públicas, vinculados ao Poder Executivo.

“Esse aumento se estende a outros benefícios que os funcionários têm principalmente os servidores efetivos, como quinquênio e aposentadoria. Por isso, esse aumento salarial caracteriza mais de 8,42%”, conclui o prefeito Rogério Troncoso.

A lei aprovada prevê que caso a revisão geral anual da remuneração dos servidores aumente o gasto com despesa de pessoal de forma a ultrapassar os limites legais e constitucionais, o excedente deverá ser eliminado nos dois quadrimestres seguintes, na forma prevista no art. 23 da Lei Complementar No 101/2000.

Confira entrevista que o prefeito Rogério Troncoso concedeu à repórter Ellen Ribeiro sobre o assunto:

Por Ellen Ribeiro