Prefeito Rogério participa de Aula Inaugural do Curso de Direito da UEG
Última atualização em 20 novembro 2023 às 09h39

Na tarde desta sexta-feira, 17 de agosto, o prefeito Rogério Troncoso participou, ao lado da procuradora geral da República, Raquel Dodge, na condição de convidado de honra, da Aula Inaugural da primeira turma do curso de Direito da UEG – campus Morrinhos. O evento aconteceu no auditório da Universidade Estadual de Goiás e contou com a presença do deputado Francisco Oliveira, do reitor Haroldo Reimer e da diretora Marcília Romano, além de promotores, juízes, vereadores, professores e alunos.
Durante conversa amistosa, Rogério deu boas-vindas aos estudantes e reafirmou o compromisso de sua gestão em oferecer total apoio ao desenvolvimento da educação, inclusive colaborar com ações em favor a UEG. “Estou muito feliz por estar aqui, participando desse momento dessa aula inaugural. A nossa administração está focada na qualificação das pessoas, buscando ofertar cursos profissionalizantes em diversas áreas. Desejo a todos os acadêmicos um ótimo semestre. A dedicação ao estudo fará com que cada um de vocês, futuros profissionais, se destaquem no concorrido mercado de trabalho. Parabéns e sejam todos bem-vindos!”, disse o prefeito.
Na apresentação inicial, a diretora Marcília destacou que a escolha de Dodge para inaugurar o curso na Universidade não deve-se apenas ao fato dele ser uma pessoa de destaque no meio jurídico, mas, principalmente, por ter nascido em Morrinhos e conhecer bem as lutas para implantação do curso na cidade. “Aos estudantes o meu conselho, espelhem-se nessa grande mulher”, comentou.
Atuando em Brasília, a procuradora disse aos calouros sobre seu trabalho e conquistas. Ressaltou também que, para ter sucesso na carreira, é preciso, em primeiro lugar, gostar muito do curso e se dedicar desde o princípio e estudar muito. “A graduação ajuda bastante, mas depende muito do esforço e da disciplina do aluno”.
Com o título dividido em três partes “Direito e liberdade; Declaração Universal dos Direitos Humanos e Constituição Federal”, Raquel Elias Ferreira Dodge traçou um panorama da importância das Instituições desde as mudanças provocadas pela Constituição de 1988 até os dias de hoje, dando destaque ao Ministério Público.
Em sua fala, Raquel explicou aos ingressantes que o maior desafio é a própria sociedade, que está cada vez mais complexa mais dinâmica e mais rápida. “Toda liberdade se realiza por meio do direito; e toda ordem pública exige o respeito do ser humano à sua individualidade e o compromisso com o bem-estar coletivo”, frisou que esses ensinamentos devem estar balizados sob a perspectiva do direito, da liberdade e da ordem pública.
Dentre os que prestigiaram a aula inaugural, estavam o ex-governador Helenês Cândido, o ex-prefeito Cleumar Gomes e o ex-prefeito Joaquim Guilherme. Centenas de pessoas aplaudiram a morrinhense, que terminou seu discurso dizendo: “Eu nasci nessa querida cidade que tanto amo. Estudei aqui por muitos anos. Sempre acreditei no meu potencial e me esforcei. Com muito carinho vos digo: Não se pode deixar nunca de sonhar e persistir os seus sonhos”.