O prefeito Rogério Troncoso, participou na tarde de segunda-feira (13) do Encontro da Construção Civil para Habitação em Goiás, na reunião estiveram presentes o presidente da Caixa Econômica Federal – Gilberto Occhi, o governador Marconi Perillo, o vice-governador José Éliton, Deputados Estaduais e Federais entre eles o Dep. Estadual Francisco Oliveira e o Federal Dr. Célio Silveira e 246 prefeitos.
O Termo de Cooperação e Parceria assinado pelo governador Marconi Perillo e o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, durante solenidade em Goiânia, no Centro de Cultura e Convenções, viabiliza a construção de 30 mil moradias, com apoio das prefeituras e entidades.
“É uma parceria inédita e importante. O nosso estado está saindo na frente na questão moradia”, afirmou o governador Marconi Perillo. Goiás é o primeiro estado a firmar parceria com a Caixa após a ampliação do programa Minha Casa Minha Vida, que chega à fase 3.
Essa união de esforços, do Estado de Goiás e municípios é um grande avanço social para os municípios e principalmente para Morrinhos, disse o prefeito Rogério a nossa redação. “Moradia faz parte das necessidades mais básicas do ser humano, sem se falar que é um direito fundamental. O envolvimento do setor da construção civil é também essencial nesse sentido. Nas minhas idas constantes à Caixa Econômica Federal, Agehab, Ministério das Cidades, sempre tenho pedido muito empenho em priorizar os nossos projetos na construção de moradias em Morrinhos.” Afirmou o Prefeito Rogério Troncoso, que destacou ainda os projetos de construção de 300 unidades habitacionais nos Setores Darcy Chaves, Solar do Bosque e Cristina Park, nas modalidades Entidades e FGTS.
Nas audiências que vem mantendo com os prefeitos, o governador Marconi Perillo tem destacado que a construção de moradias é prioridade de sua administração. A Agehab também fecha nesta semana o ciclo de reuniões com os Municípios, em que apresenta a proposta de parceria do Estado para construção de moradias, dentro do programa Goiás Mais Competitivo e Inovador.
Na parceria com a Caixa, o Estado vai aportar recursos do Cheque Mais Moradia para construção dessas 30 moradias em 133 municípios com déficit acima de 60 unidades habitacionais. Também fará parceria direta com 57 municípios com déficit inferior a 60 unidades para construção de 1.835 moradias, com investimento de R$ 27,5 milhões em Cheque Mais Moradia. Em outros 56 municípios, o Estado conseguiu atender toda a demanda. Os dados do déficit foram dimensionados pela Fundação João Pinheiro, de acordo com o Censo de 2010.
Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação (Ascom)
Por Jorivê Siqueira