OK DSC_0074

O prefeito Rogério Troncoso, juntamente com o Secretário Municipal de Saúde, André Luiz, Coordenador Geral de Estratégia de Saúde da Família (ESF), José Ricardo Mendonça, e assessores participaram do Mutirão contra a Dengue, no Jardim Romano, que teve início nesta quarta-feira, 25 de fevereiro, e segue até a próxima semana. As equipes de agentes de saúde e agentes de endemias devem permanecer no setor durante seis dias.

“Essas ações visam diminuir os casos de dengue no município o máximo possível, iniciando pelos locais com maior índice de infestação do mosquito. As equipes estão entrando de casa em casa e nos lotes baldios, fazendo um trabalhando de conscientização junto à população. Nesta luta contra o mosquito da dengue todos precisam fazer a sua parte”, salienta o prefeito Rogério Troncoso.

No total, a expectativa é visitar 1594 imóveis no Jardim Romano, com a participação de 10 equipes compostas por um agente de endemias e um agente de saúde, totalizando 20 pessoas. Os agentes estão orientando os moradores sobre os materiais que acumulam água e ajudando a fazer a limpeza dos quintais.

Na ocasião, o prefeito e sua equipe visitaram a residência da moradora Jucilene da Silva Tavares, da Rua Livorno, no Jardim Romano. A equipe foi bem recebida e a moradora parabenizou o trabalho da prefeitura no sentido de combater a dengue. “Esse trabalho de conscientização junto à população é muito importante, pois a prefeitura sozinha não consegue eliminar os focos do mosquito da dengue. Cada um precisa fazer a sua parte”, anima-se.

OK DSC_0085

OK DSC_0088

O prefeito e sua equipe também participaram de um arrastão de limpeza nos lotes baldios do local, onde foram encontrados garrafas peti, sacos plásticos e outros materiais que acumulam água.

OK DSC_0119

OK DSC_0109

OK DSC_0136

Andando pelo bairro, o prefeito Rogério Troncoso e seus assessores também encontraram locais com focos do mosquito da dengue. Residências trancadas e totalmente abandonadas pelos proprietários. Tudo isso evidencia o desleixo de parte da população morrinhense.

OK DSC_0095

OK DSC_0100

O prefeito ainda visitou as dependências da Escola Municipal Olga Hannun de Castro Rosa.

OK DSC_0154

OK DSC_0167

Para combater esse hóspede indesejado, o mosquito Aedes Aegypti, é preciso eliminar os criadouros das residências e lotes baldios, através da retirada do quintal de embalagens, pneus velhos, tampinhas de garrafas, latas e plantas que possam servir de abrigo para o mosquito. Também é necessário tampar bem as piscinas, caixas d´água, lixeiras e vasos de plantas.

Números do Morro da Saudade

Conforme dados do Departamento de Combate a Endemias do município, somente no Morro da Saudade, foram distribuídos 200 sacos plásticos para os moradores e visitados cerca de 500 imóveis, onde foram encontrados 40 focos do Aedes Aegypti e mais 18 pontos elevados com focos do mosquito encontrados pelo drone.

No final da próxima semana, os agentes seguem para o Setor São Francisco de Assis com a visita em 1350 residências, durante cinco dias.