OK Rio Meia Ponte

O prefeito Rogério Troncoso informou na sexta-feira última (28), que o Rio Meia Ponte, que banha o município de Morrinhos, deverá receber 4 das 18 usinas hidrelétricas projetadas para serem construídas naquele rio nos próximos 20 anos.

Rogério disse que as novas pequenas usinas hidrelétricas que deverão ser construídas ao longo do Rio Meia Ponte, vão passar por 38 municípios. “Estivemos com os representantes da Minas PCH, empresa responsável pelo projeto de criação das usinas hidrelétricas, quando nos deram alguns detalhes sobre o projeto. Eles nos informaram que o Rio Meia Ponte será aproveitado ao longo de todo o seu curso e deve receber 18 novas unidades de produção de energia elétrica nos próximos 20 anos, sendo 13 abaixo e 5 acima da represa do Rochedo, que foi construída há mais de 60 anos”, informou o prefeito.

Ainda de acordo com as informações dos diretores da Minas PCH, nos municípios mais próximos a Morrinhos, serão construídas 4 pequenas geradoras de energia elétrica, sendo 2 entre Pontalina e Aloândia e 2 entre Goiatuba e Itumbiara. “As novas hidrelétricas serão construídas através de um consórcio de Parceria Público Privada (PPP) e não causarão grande impacto ambiental, já que atingirão uma área pequena com reduzido número de fazendeiros”, disse Rogério.

O prefeito Rogério Troncoso disse que o País vive um momento de grave crise energética e que as usinas projetadas para a nossa região vão contribuir para que os efeitos da escassez da força elétrica não sejam tão devastadores quanto se preveem para um futuro bem próximo. Observou ainda que os 38 municípios próximos às novas hidrelétricas devem se mobilizar para tirar o melhor proveito possível das novas usinas, não ficando presos apenas na produção de energia elétrica que é limitada, mas devem, sobretudo, utilizá-la para incentivar a produção de pequenos agricultores, o lazer e o turismo.

Por Jorivê Siqueira