DSCN5380

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, deverá concluir nos próximos 30 dias a licitação pública para a contratação da construção de mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Morrinhos, cujas obras deverão começar tão logo o processo licitatório termine. Com mais esta, Morrinhos passará a contar com 8 UBS construídas pela atual administração municipal, 5 em anos anteriores e 3 em 2015.

A nova Unidade Básica de Saúde será construída em terreno situado ao lado da Sinap e vai atender aos moradores do Setor Noroeste e de bairros adjacentes, como o Setor Aeroporto.

A informação é do prefeito Rogério Troncoso que deu maiores detalhes sobre mais esta importante obra, que vai aumentar muito o número de pessoas atendidas pelo setor de saúde pública do município.

“Vamos iniciar nos próximos dias a construção de mais esta Unidade Básica de Saúde para atender aos moradores do Setor Noroeste e de outros bairros próximos, como o Setor Aeroporto. Ela ocupará uma área onde atualmente funciona um depósito de materiais de construção da Prefeitura, próximo da antiga usina de asfalto e a fábrica de tubos de concreto. A construção ali existente será demolida para dar lugar a mais essa UBS”, explica Rogério.

O Chefe do Executivo Municipal avalia a importância da UBS para as famílias que serão beneficiadas. “A UBS será, sem dúvida, mais uma grande conquista para os moradores do Setor Noroeste e de bairros vizinhos, que passarão a contar, assim, com os serviços básicos de saúde de grande importância para a saúde das famílias residentes naquelas imediações, evitando, assim, que elas tenham que se deslocar para outros setores em busca de socorro médico”, pontua Rogério.

“Com mais esta, Morrinhos passará a contar com 8 UBS que construímos em nossa administração e vamos continuar fazendo muito mais pela saúde em Morrinhos”, garante o prefeito Rogério Troncoso.

Seguindo o mesmo padrão físico da UBS do Setor Aeroporto, a Unidade do Setor Noroeste vai disponibilizar um consultório odontológico, um consultório ginecológico, uma sala de vacina, uma sala de observação, farmácia básica, dois consultórios de atendimento geral, sala de curativos, recepção, sala de atividades coletivas, salas para a área administrativa, incluindo a Gerência, copa e demais instalações.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) substituem os atuais PSFs, que continuam funcionando, mas com a nova denominação e com instalações mais amplas e mais confortáveis, com maior número de compartimentos, maior número de profissionais e com modernos instrumentos necessários para um atendimento que satisfaça plenamente a demanda de pacientes.

Por Jorivê Siqueira