IPTU 2016

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Finanças e da Gerência de Arrecadação, informa que o prazo para pagamento do IPTU 2016 foi prorrogado para até o dia 16 de maio, com desconto de 10% à vista. Outra opção é o pagamento em quatro parcelas mensais, mas sem o desconto.

Segundo o Gerente de Arrecadação do Município, Cleomar Gomes de Oliveira, os 22 mil e 700 carnês do IPTU deste ano foram entregues com uma antecedência de aproximadamente 40 dias do prazo para pagamento com desconto, a fim de evitar filas, contratempos e correria de última hora.

De acordo com Cleomar, da receita total de 3 milhões e 455 mil reais, prevista para recebimento do tributo este ano, apenas 1 milhão e 50 mil reais foram recebidos, até agora, restando, portanto, mais ou menos 2 milhões e 405 mil reais a serem pagos pelos contribuintes morrinhenses.

“A comunidade morrinhense respondeu positivamente ao pagamento do IPTU 2016, mas devido à atual situação econômica do País, a prefeitura resolveu prorrogar o prazo por mais 15 dias para facilitar a quitação do tributo. Consideramos que o prazo será suficiente, uma vez que as pessoas poderão se organizar para reunir o montante para o pagamento, priorizando o pagamento à vista com desconto”, alerta o Gerente de Arrecadação do Município.

Cleomar lembra ainda que os aposentados, que recebem a remuneração de apenas um salário mínimo e possuem um único imóvel para moradia, terão direito à isenção no pagamento do IPTU. “Aqueles que têm esse perfil devem procurar o Espaço Municipal, no Vapt Vupt, para montar o processo e fazer a solicitação da isenção, a partir do dia 16 de maio”, orienta.

De acordo com o Secretário Municipal de Administração, Paulo Roberto de Souza, a administração municipal tem trabalhado para o crescimento da cidade, através dos recursos arrecadados. “Os contribuintes morrinhenses têm visto o dinheiro do IPTU ser revertido em asfalto, recapeamento e limpeza de ruas, reformas de prédios públicos, saúde, educação e outros serviços. Por isso, acredito que os contribuintes vão efetuar o pagamento até esta nova data de vencimento”, salienta.

O Gerente de Arrecadação do Município enfatiza a importância do pagamento do IPTU por parte dos munícipes. “Os boletos foram entregues com bastante antecedência ao vencimento. Esperamos que, assim como aconteceu nos anos anteriores, os contribuintes continuem cooperando e pagando o IPTU em dia e beneficiando toda a comunidade”, assinala Cleomar.

Ele explica que caso haja contribuintes inadimplentes, eles sofrerão as penalidades cabíveis em lei, como o ajuizamento, lançamento do nome do contribuinte na dívida ativa do município e, por fim, a execução fiscal com os relativos débitos dos imóveis.

O Secretário Municipal de Administração, Paulo Roberto de Souza, lembra que a prefeitura está aberta à negociação de dívidas. “Estamos incentivando e facilitando para que todos os munícipes paguem seus tributos em dia e evitem o ajuizamento ou problemas com a Justiça”, finaliza.

“Esperamos que esse prazo extra de 15 dias facilite e incentive o pagamento à vista, com desconto de 10%, até o dia 16 de maio. Esperamos que todos os contribuintes aproveitem essa significativa vantagem. Infelizmente é comum as pessoas deixaram para pagar o IPTU no último dia de vencimento o que, além de prejudicar bastante a arrecadação municipal, essa prática sempre causa uma correria desnecessária aos bancos e às lotéricas que recebem o referido imposto. Desejamos que isto na aconteça este ano, pois concedemos a prorrogação do prazo a fim de evitar filas e contratempos”, enfatiza Cleomar Gomes de Oliveira.

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)
Por Ellen Ribeiro