População recebe muito bem e aplaude instalação de PEVs na cidade

_DSC0005

A equipe da Superintendência de Meio Ambiente de Morrinhos tem realizado ações que visam orientar a população sobre a importância de separar o lixo seco em casa e depositá-lo em locais adequados para que, posteriormente, tenham destino certo.

Em Morrinhos, uma das medidas que vem apresentando excelentes resultados neste sentido é a instalação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que são pequenos contêineres de recolhimento de lixo seco e reciclável, como papéis, papelão, plásticos, metais e vidros papelão. Eles estão sendo colocados em pontos estratégicos de vários bairros da cidade e a população tem colaborado bastante, numa demonstração de que aprova e aplaude a medida.

O Superintendente Municipal de Meio Ambiente, Paulo Roberto Chorão, fala sobre essa nova modalidade de sustentabilidade ambiental adotada pela Prefeitura e destaca como a população têm recebido os PEVs. “30 unidades foram confeccionadas, sendo que 20 já foram instaladas e nos próximos dias, mais 10 PEVs serão colocados em outros bairros. Para sua instalação, escolhemos os locais de acordo com sua posição estratégica, como áreas comerciais mais movimentadas, onde as pessoas possam utilizá-los melhor para depositar seu lixo seco. A população recebeu muito os PEVs e está colaborando bastante para que eles alcancem seu objetivo e esperamos que todos continuem colaborando, contribuindo, dessa forma, para a sustentabilidade ambiental do município”, destaca o superintendente.

E parece que existe gente disposta a colaborar. A empresária Cármen Lúcia de Oliveira acredita que a população vai contribuir, com a instalação das PEVs, e disse que está disposta a separar o lixo seco em casa e no seu comércio. “Acho a ideia ótima! Eu não tinha o hábito, mas agora farei a separação do lixo seco e úmido de casa e da minha loja”, afirmou.

O produtor rural Sebastião Vitorino da Silva também disse que vai separar o lixo, já que agora os resíduos têm destino certo. “Antes, a gente não tinha onde depositar os resíduos. A iniciativa de separar o lixo seco é tão importante quanto saber pra onde ele vai ser depositado. É importante que tudo esteja de acordo com o processo de reciclagem, do início ao fim”, comentou Sebastião.

O lixo depositado nos PEVs será recolhido e encaminhado para a usina da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Morrinhos, que dará o destino certo para o lixo seco. E isto foi destacado pela professora Maria Helena de Freitas. Segundo ela, a coleta seletiva vai dar oportunidade de emprego para muitas pessoas. “E a orientação da coleta seletiva começou pela minha casa e depois levei para a escola, para as crianças”, comentou.

Pode ser descartado nas PEVs, o lixo seco: tudo o que não estraga com facilidade e no geral pode ser reciclado, como papéis, papelão, vidro, metal, garrafas plásticas e outros.

Governo da Cidade de Morrinhos
O Povo em Primeiro Lugar
Por Jorivê Siqueira