Mosquito

A Prefeitura de Morrinhos, através da Secretaria Municipal da Saúde pede à população que declare uma verdadeira guerra ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e do vírus Zika, este último suspeito de causar centenas de casos de microcefalia, principalmente no Nordeste do País.

O prefeito Rogério Troncoso destaca que a sociedade deve reforçar as ações de combate ao mosquito em Morrinhos, colocadas em prática pela Prefeitura. “A sociedade morrinhense deve abrir guerra contra o mosquito e não medir esforços para reduzir cada vez mais os focos de criação desse inseto, 80% dos quais se encontram dentro de casa. Precisamos, juntos, fazer tudo para diminuir a sua proliferação, eliminando os focos de criação e, assim, evitar que um grande número de pessoas sejam infectadas pelo mosquito”, afirma.

O secretário municipal da Saúde, André Luiz Mattos, lembra que o controle destas doenças deve ser preocupação de todos, e ressalta que só é possível evitar uma epidemia com o combate aos locais que podem armazenar água e que são abrigos para as larvas do mosquito. “O município está fazendo a sua parte, mas a população deve reforçar as ações no seu dia a dia. Hoje, a preocupação é maior porque o mosquito também é transmissor da febre chikungunya e zika vírus, que são doenças de maior duração e que podem apresentar sérias complicações, deixando graves sequelas”, afirma.

Sintomas

Muita gente se confunde se está com dengue, chikungunya ou zika porque os sintomas são muito parecidos. Mas algumas diferenças podem ajudar na hora de fazer diagnóstico.

A febre, por exemplo, no caso da dengue e da chikungunya, é alta. Na zika, é baixa. A zika apresenta dores leves nas articulações. Na chikungunya, essa dor é intensa e pode durar meses. E moderada no caso da dengue.

As manchas vermelhas podem aparecer nas três doenças, mais frequentemente na zika. A coceira pode ser mais intensa na zika; leve na chikungunya e na dengue.

Já a vermelhidão nos olhos só aparece na zika e na chikungunya. Os pacientes com dengue não costumam ficar com os olhos vermelhos.

Governo da Cidade de Morrinhos
O Povo em Primeiro Lugar