OK DSC_0001
Representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com a Prefeitura de Morrinhos, por meio da Superintendência Municipal do Meio Ambiente, apresentaram o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH-GO) para funcionários públicos, representantes da sociedade civil e produtores rurais na tarde desta quinta-feira, 3 de julho, no Teatro Juquinha Diniz.

Segundo a representante da Semarh, Aparecida Araújo, o objetivo da elaboração do plano é garantir a quantidade e a qualidade da água para todos os usuários de acordo com as necessidades de cada município.

Os municípios participam do processo de elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH-GO) disponibilizando informações e dados, preenchendo questionários, dando sugestões e participando das reuniões que vão acontecer no Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

Também devem participar das três rodadas de consultas públicas que envolvem a elaboração do plano. Elas devem acontecer nas cidades de Alto Paraíso, Aruanã, Cristalina, Goiânia, Porangatu e Rio Verde (cidades polos do estado).

As fases do processo são Diagnóstico que acontece no dia 15 de agosto; Prognóstico com data prevista para 15 de setembro e a última, Diretrizes e Metas, que ocorre no dia 24 de novembro (todas em Goiânia).

Regulamentação do uso da água
O Superintendente Municipal do Meio Ambiente, Paulo Roberto Silveira (Paulo Chorão), salienta que o Plano de Recursos Hídricos servirá para estabelecer um controle do consumo da água no município.

Para o produtor rural, Paulo Chiari, um dos maiores irrigantes da região, a regulamentação do uso da água vai possibilitar melhor compreensão do assunto por parte da população. “Nosso intuito como produtores rurais de lavoura irrigada é movimentar a economia, através da geração de renda e produção de alimentos de qualidade para as pessoas, fazendo uso correto da água”, esclarece.

OK DSC_0014