aedes

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela prevenção e controle de doenças no município, atualiza nesta terça-feira, 29 de março, os números da dengue em Morrinhos. O relatório mostra que o número de notificações de casos continua diminuindo significativamente e que nos primeiros três meses deste ano – janeiro, fevereiro e março – apenas 68 casos de Dengue clássico, aquele mais comum e menos agressivo, foram confirmados no município. “É uma redução bastante significativa, pois, no ano passado no mesmo período, já haviam sido registrados mais de 280 casos”, pontua a coordenadora do Núcleo, Josyane Cruvinel acrescentando ainda que em janeiro, fevereiro e março de 2016, foram registradas 179 notificações, das quais 95 foram descartadas, 74 confirmadas e apenas 10 estão sendo analisadas, esperando os resultados.

O relatório semanal do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, que traz os números da Dengue este ano, em Morrinhos, mostra que as semanas que apresentaram o maior número de casos confirmados foram as de número 10, coincidentemente com 10 casos e a de número 11, também concidentemente com 11 confirmações. Já as semanas com menor número de casos confirmados foram as de número 2, com 2 casos e a de número 12, com 3 confirmações. O total de casos confirmados de Dengue clássico no município de Morrinhos, nos primeiros três meses de 2016, é, portanto, de 74, uma redução bastante significativa quando comparado com o mesmo período de 2015, quando foram registradas 460 notificações, das quais 281 foram confirmadas.

Para o prefeito Rogério Troncoso, o número de casos da dengue em Morrinhos vem diminuindo significativamente graças às ações que a Prefeitura e a sociedade vêm desenvolvendo para detectar e eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti que, além da dengue, transmite também a Chikungunya e o zika vírus. “Os mutirões de combate ao mosquito da Dengue, realizados na cidade, quando foram retirados mais de 700 caminhões de luxo e entulho na área central e em mais 8 setores periféricos da cidade, contribuíram significativamente para a redução do número de casos da doença em Morrinhos. Os resultados são excelentes, pois a comunidade participou efetivamente dos trabalhos, colocando o lixo nas ruas, contribuindo muito para o sucesso dos arrastões. Graças a essa efetiva participação da nossa população estamos conseguindo vencer a batalha contra o Aedes aegypti em nosso município”, pontua o prefeito Rogério Troncoso.

“A população vem respondendo positivamente ao nosso apelo para participar mais ativamente das atividades que visam o combate ao mosquito Aedes aegypti, pois só a atuação conjunta do governo e da população levará ao controle da doença em nosso município. E, felizmente, todos os segmentos da nossa sociedade estão conscientes que devem se empenhar cada vez nas ações destinadas a eliminar os focos de criação do mosquito vetor”, comenta o secretário de Saúde, André Luiz.

O secretário observa, entretanto, que o pequeno número de casos de dengue, neste começo de ano, não pode ser motivo para a população se acomodar e diminuir seu cuidado com os criadouros do mosquito que, aliás, deve, sim, ser intensificado. “Não podemos vacilar em momento algum, diminuindo as ações contra a proliferação do mosquito e é importante a comunidade fazer a sua parte. É bom lembrar que é exatamente nos meses de março, abril e maio, que ocorre a maior incidência de casos”, sublinha o secretário.

Nunca é demais lembrar que o trabalho de prevenção dos focos do mosquito Aedes aegypti depende do envolvimento de todos. Os moradores devem realizar ações simples, como eliminar qualquer tipo de água parada, desentupir as calhas, tampar caixas d’água, telar ralos e secar os vasinhos de plantas, que podem virar criadouros certos para a dengue.

O mosquito Aedes aegypti tem hábitos domésticos e se prolifera, na maioria das vezes, dentro das residências, onde se formam 85% dos criadouros. A presença dos agentes de combate à dengue cumprem rotinas de visitas residenciais que são muito importantes para a eliminação dos focos de criação do mosquito da dengue, da chikungunya e do zika vírus.
Os agentes realizam inspeções criteriosas em depósitos, terrenos baldios, caixas d’água, calhas, telhados e no interior das residências. Aplicam larvicidas e inseticidas quando necessário e orientam a população a respeito da prevenção e controle de doenças, como dengue, chagas, leptospirose e raiva.

E o cidadão não pode esquecer que agora é lei: os proprietários, locatários, possuidores ou responsáveis, a qualquer título, por imóveis no Município de Morrinhos são obrigados a permitir o ingresso nos mesmos do agente de saúde e/ou da autoridade fiscal responsável pelo trabalho de controle do mosquito, para a realização de inspeção, verificação, orientação, informação, aplicação de inseticida ou qualquer outra atividade específica de combate ao vetor, por se tratar de risco iminente à saúde pública e à vida. Quem não obedecer a essa determinação estará sujeito às infrações e penalidades previstas em lei e que resultarão no pagamento de multas.

Governo da Cidade de Morrinhos
O Povo em Primeiro Lugar