A Prefeitura de Morrinhos manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento da artesã Dorinta de Paiva, de 109 anos, ocorrido na noite desta quinta-feira, 26. De acordo com o Cadastro Nacional de Artesãos, ela é a artesã mais idosa do país. Dona Dorinta, como era carinhosamente conhecida, produzia belíssimas peças em crochê. E em março deste ano ela completaria 110 anos.
Em março de 2015, Dona Dorinta realizou um de seus sonhos que era conhecer e poder receber em sua casa para tomar chá, o prefeito Rogério Troncoso, que também pode homenageá-la com a entrega da Carteira Nacional do Artesão à artesã de maior idade no Brasil.
Em junho de 2016, Dona Dorinta realizou outro sonho, que era de poder conhecer o governador Marconi Perillo, sonho que se concretizou. Em visita a Morrinhos para entrega de cheques moradia, inauguração da expansão da Saneago e inauguração da reforma do Aeroporto, o governador Marconi Perillo fez visita a Dona Dorinta que o recebeu com um chá da tarde.
O velório está ocorrendo, na sala 2 do Velório Municipal. O sepultamento será nessa sexta-feira, às 13h, no Cemitério São Miguel.
Neste momento de dor, a Administração Municipal se solidariza com os demais familiares e amigos. “A gente perdeu uma grande artista, mas, sobretudo, perdemos uma grande mulher, que dedicou sua vida à arte”, comentou o prefeito, Rogério Troncoso.