A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação investem em projetos com ênfase no Programa Setembro Amarelo que chegam às escolas de Morrinhos para discussão do tema com professores da rede municipal. Os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família são responsáveis pela ação que tem objetivo de acompanhar os trabalhos nas unidades, com o propósito de salvar vidas através da informação e diálogo.

Segundo a coordenadora, Paula Taynnara, as Secretarias de Saúde e Educação tem munido os professores com materiais sobre o tema e orientado sobre o como falar de depressão, síndrome do pânico e prevenção ao suicídio. “Aproveitando a divulgação nas mídias sobre o setembro amarelo, essas problemáticas, no entanto, não podem ser encerradas no final do mês. O aumento da depressão e índices alarmantes de suicídio entre jovens é um caso seríssimo de políticas públicas”.

Dessa vez, as Escolas visitadas foram Eudóxio de Figueiredo e Celestino Filho. A cada professor foi dito sobre autonomia para aplicar o tema da forma que melhor atender às condições e necessidades dos grupos, como palestras interativas, rodas de conversa, vídeos. “Os professores são instrumentos valiosíssimos para trabalharmos temáticas tão delicadas. O assunto ainda é um tabu para a sociedade, mas a transformação ocorre através da atuação conjunta entre alunos, pais e professores”, completa Paula Taynnara.

A palestra também contou com a orientação da médica psiquiatra, Wenner Roberta, e demais servidores do NASF. “Esperamos que nossos professores sejam multiplicadores de informações e que tenham conhecimento para identificar, acolher e encaminhar os adolescentes que apresentem sinais e sintomas. Obrigada pela atenção”, comentou a médica.