OK DSC_0160

OK DSC_0198

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com os Programas Sociais da prefeitura, realizou o tradicional Mutirão das Fiandeiras, na manhã desta quarta-feira, 3 de junho, no Parque de Exposições Sylvio de Mello. O evento reuniu cerca de 400 pessoas de Morrinhos, Caldas Novas e Vicentinópolis, dentre autoridades, fiandeiras, participantes dos programas sociais e a comunidade morrinhense.

Em seu discurso o prefeito Rogério Troncoso ressaltou que a tradicional Festa das Fiandeiras integra a programação da prefeitura, dentro da Exposição Agropecuária de Morrinhos, desde 1993. “Os esforços de várias pessoas, especialmente das fiandeiras e da Secretaria de Ação Social, vai ajudar a arrecadar mais recursos para a Campanha do Agasalho 2015. Além disso, esta confraternização fortalece os vínculos de amizade entre os programas sociais de Morrinhos e das cidades vizinhas”, salienta o prefeito Rogério Troncoso.

Na ocasião estiveram presentes o prefeito Rogério Troncoso, primeira dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social de Morrinhos, Terezinha Amaral, Secretária Municipal de Ação Social de Caldas Novas, Flávia Alves Lima, Presidente do Sindicato Rural de Morrinhos, Vinícius Cândido, Procurador Geral do Município, Rafael Sousa, secretários municipais, dentre outros.

A programação contou com a participação dos Programas Sociais da Vila Vida, Idade Feliz, Grupo Melhor Idade Geração Saúde de Caldas Novas, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Núcleo de Assistência Social Bolsa Família do setor São Francisco de Assis, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Centro de Convivência da Igreja Assembleia de Deus, além dos alunos do 5º ano B da Escola Municipal Professor José Cândido e, também, da Escola Municipal de Reabilitação Alice Ferreira do Carmo.

“A participação de toda a comunidade morrinhense e das fiandeiras aqui presentes contribuem para a preservação da tradição de fiar. O que também dá sentido a esta comemoração é a certeza de que é possível ser feliz na terceira idade, ou seja, na melhor idade”, comemora a primeira e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Terezinha Amaral.

Dona Maria Rabelo dos Santos é fiandeira há 60 anos e participa do Programa Social da Prefeitura Idade Feliz. “Me sinto feliz por participar há vários anos do Mutirão das Fiandeiras na Pecuária, pois precisamos preservar a tradição de cardar, fiar e tecer. Esta é uma forma de incentivar as gerações futuras na arte de fiar e não deixar a tradição se perder no tempo”, enfatiza.

Programação
Logo na abertura da festa, os presentes receberam um echarpe e participaram de um delicioso café da manhã. Em seguida aconteceu uma seleção de músicas de forró que agitou os idosos e os incentivou a dançar.

Durante o evento, as integrantes do Programa Idade Feliz homenagearam a primeira dama Terezinha Amaral pelos relevantes serviços prestados à comunidade morrinhense e por valorizar a cultura. Além disso, a Coordenadora do Núcleo de Assistência Social Bolsa Família do São Francisco de Assis, Aparecida Eterna, também recebeu os cumprimentos pelo seu aniversário.

A programação ainda foi recheada de diversas atrações como as apresentações cover de músicas de Roberto Leal, Luiz Gonzaga e Almir Sater. Outras apresentações também ganharam destaque: a apresentação especial de convidados do Conviver de Caldas Novas, a do Núcleo de Assistência Social Bolsa Família do São Francisco de Assis, do Grupo MusiCRAS e do Centro de Convivência da Igreja Assembleia de Deus.

No encerramento, as fiandeiras receberam uma homenagem pelos relevantes serviços prestados no sentido de preservar a tradição milenar de descaroçar o algodão, cardar e fiar, numa época em que as roupas das famílias eram fabricadas dessa forma. Elas também receberam lembrancinhas, confeccionadas pelos Programas Sociais.

Também houve sorteio de brindes e de ingressos para os shows de Mato Grosso e Matias e João Bosco e Vinícius para os participantes.

OK DSC_0298

OK DSC_0285