DSC_0073

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com com o Departamento de Posturas, Bombeiros Militares e os agentes comunitários de saúde e de endemias, vai dar sequência aos mutirões contra a dengue neste sábado, 23 de janeiro, quando serão visitados imóveis nos setores Vila Mutirão, Vila Santos Dumont, Vila Nossa Senhora do Carmo e parte do Setor Aeroporto. A ação vai contar com a participação da Associação dos Ministros Evangélicos de Morrinhos (AMEM). Ainda na terça-feira, 26 de janeiro, será a vez dos moradores do Jardim Romano, Genoveva Alves, Jardim Goiás e Vera Cruz receberem a visita dos agentes comunitários de saúde e de endemias, do prefeito Rogério Troncoso e toda a sua equipe e dos secretários municipais.

A iniciativa tem como objetivo evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, eliminando os criadouros do mosquito nas residências e nos lotes baldios do município.

“Queremos convidar a comunidade para participar ativamente desses mutirões, auxiliando o poder público local como voluntários nesta luta de combate à dengue. Até agora mais de 5 mil casas já foram visitadas em Morrinhos e os moradores foram orientados quanto a eliminar recipientes e objetos que possam acumular água parada. Juntos, vamos alcançar vitórias”, ressalta o prefeito Rogério Troncoso.

Ele salienta ainda que este é um trabalho que tem sido feito de forma contínua pelos agentes comunitários de saúde e de endemias, que visitam e orientam as pessoas de casa em casa diariamente.

Outros arrastões
O primeiro Mutirão contra a Dengue foi realizado no início de janeiro deste ano nos bairros Morro da Saudade I e II e Sol Nascente.

Já o segundo aconteceu na última terça-feira, 19 de janeiro, nos setores Vila Nova, Jardim América e São Francisco de Assis. Na ocasião foram visitados 3.515 imóveis, totalizando 128 quadras. Os agentes vistoriaram 2.431 imóveis e encontraram focos de dengue em 80. Além disso, 1.084 deles estavam fechados e moradores de 6 residências não aceitaram a visita.

Por Ellen Ribeiro