OK DSC_0067

OK DSC_0054

As obras de arte do Museu Itinerante da Monsanto “Arte e Água: essenciais para a vida” já estão em exposição para receber os visitantes, no Centro Administrativo da Prefeitura (antigo prédio do fórum). O público morrinhense poderá ver os quadros de artistas nacionais e internacionais até o dia 12 de maio (terça-feira), quando terminará a exposição. A iniciativa é da Monsanto, em parceria com a Prefeitura de Morrinhos, por meio das secretarias municipais de Educação e Cultura.

O projeto Museu Itinerante leva desde 2008 reproduções de obra de arte que estão espalhadas pelos principais museus do mundo às mais diversas localidades do Brasil, com o objetivo de disseminar a arte e a cultura.

“Sentimo-nos privilegiados por receber esta exposição de grande porte em Morrinhos. Convidamos toda a população e os amantes da arte para visitação da exposição que vai até o dia 12 de abril”, convida o Superintendente Municipal de Cultura, Davi Rodrigues.

Conforme explica a idealizadora do projeto, Soraya Galgane, o Projeto Museu Itinerante “Arte e Água” existe há sete anos. No total, com mais esta edição, a iniciativa passará por mais de 40 cidades em todo o País, devendo ultrapassar um público de mais de 300 mil pessoas.

Na manhã desta quinta-feira (9) aconteceu a primeira parte do projeto, com a realização de um programa pedagógico composto por um workshop para professores, ministrado pela curadora Vera Barros, além da distribuição de livros e estudos ilustrados com todas as obras da exposição, as quais estarão disponíveis para a população nas escolas e bibliotecas da cidade.

Sobre a exposição
Este ano o tema da exposição é: “Arte e Água: essenciais para a vida”. As telas são de 40 artistas brasileiros e estrangeiros de várias épocas. Elas foram escolhidas cuidadosamente e organizadas em cinco blocos temáticos:

– Rio, barco e luz: rios de dentro e de fora, os que levam a algum lugar como paisagens e atmosferas cheias de luz e tinta.
– Mar: mares reais, imaginários, distantes e misteriosos.
– Corpo e Saúde: corpos que sonham, sorriem e choram, corpos simbólicos e afetivos.
– Nuvem, névoa, neve e chuva: românticas, concretas, emocionadas, próximas, mágicas, contraditórias, sombrias, alegres e sutis.
– Planta e bicho: selvagens, fantásticos, comestíveis e preservados.

“Em cada obra de arte, os visitantes vão perceber que a água provoca um fascínio nos artistas que exploraram sua harmonia na paisagem, suas diferentes formas, movimentos e sons, mas principalmente a riqueza de suas imagens e metáforas. Afinal, a água é um recurso essencial para a vida”, enfatiza a curadora Vera Barros.

Confira entrevista da repórter Ellen Ribeiro com a Idealizadora do Projeto, Soraya Galgane, falando sobre os objetivos da exposição:

OK DSC_0073

OK DSC_0056

OK DSC_0063

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)