OK DSC_0012

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está implantando várias ações para combater a dengue em Morrinhos.

A doença é causada pelo mosquito Aedes Aegypit, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais, principalmente no período de chuvas. Seus principais sintomas são febre aguda, que se inicia repentinamente, permanecendo por cinco a sete dias, além de dor de cabeça intensa, fraqueza, dores musculares e nas articulações, seguidas de manchas na pele três a quatro dias depois.

O Secretário Municipal de Saúde, André Luiz, explica que os agentes de combate às endemias têm feito um trabalho conjunto com a Secretaria de Obras, através de visitas de casa em casa, orientando as pessoas para manter o quintal limpo, além da limpeza de lotes e terrenos baldios e a coleta programada de lixo e entulhos. Nas próximas semanas, segundo ele, o fumacê também vai passar pelos bairros da cidade.

No entanto, o secretário salienta que todos devem cooperar para a erradicação dos focos do mosquito. “Vamos acabar com a dengue se todos fizerem sua parte, tanto o poder público quanto a população. Por isso, a conscientização individual é o primeiro passo para eliminar os criadouros do mosquito”, enfatiza.

Vários tipos de recipientes com água parada podem favorecer os criadouros dos ovos do Aedes Aegypit, entre eles, embalagens vazias de garrafas e latas, pneus, calhas e lajes que permitam abrigar água parada, vasilhas de plantas e de comida de animais, caixas d´água sem tampa, piscinas e outros.

Governo da Cidade de Morrinhos. O povo em primeiro lugar.