ilu-capoeira

Será realizado em Morrinhos no próximo dia 15, domingo, o 1º Campeonato Nacional de Capoeira, organizado pelo Grupo de Capoeira Sol Nascente, comandado pelo mestre Romeu, com a ajuda das atletas Afrodite, Lua, Jamaica e Goiabinha. O evento, que começará às 20 horas, na Praça da Fonte Luminosa, conta com o apoio da Prefeitura, através da Superintendência Municipal de Cultura.

De acordo com informações da comissão organizadora, participarão do certame cerca de 150 atletas da Bahia, Brasília, Caldas Novas, Goiatuba, Joviânia e Vicentinópolis. Mestres, professores, contra-mestres e graduados estarão dando um verdadeiro show dos movimentos da Capoeira, que são flexibilidade, agilidade, destreza, equilíbrio e coordenação motora. As rodas da Capoeira são acompanhadas com cantorias, ritmos de atabaques e principalmente o berimbau, instrumento que praticamente comanda a forma de acontecer da Capoeira.

Saiba mais sobre a Capoeira

A Capoeira é uma manifestação da cultura popular. De origem africana, ela está presente na totalidade do território brasileiro e em mais de 150 países. Uma expressão que une luta, dança e música.

A Capoeira veio com os escravos e desenvolveu-se com bastante força e expressão no Brasil, principalmente em grandes cidades portuárias como Rio de Janeiro, Salvador e Recife. No Rio de Janeiro e em Recife, no século IXI a capoeira foi duramente perseguida. Desenvolveu-se mesmo em Salvador, onde a repressão policial era menor. Nesta cidade nasceram as rodas de capoeira.

Dentre suas formas, temos a “Capoeira Angola” ou chamada “Capoeira de Vadiação” e a “Capoeira Regional”, criada no começo do século XX pelo Mestre Bimba que fundou, em 1932, a primeira Academia de Capoeira no Brasil.

A palavra Capoeira significa “o que foi mata” ka’a (“mata”) e pûer (“que foi”), referindo-se à vegetação rasteira do interior do Brasil…

Governo da Cidade de Morrinhos
O Povo em Primeiro Lugar