Morrinhos se destaca mais uma vez na geração de empregos

O município de Morrinhos mais uma vez se destaca na geração de empregos, em maio de 2016, Morrinhos tinha assegurado o 6º lugar no ranking nacional da geração de empregos. Em Goiás, Morrinhos tinha sido o segundo município com contratação com carteira assinada, superando inclusive outras cidades maiores do Estado.
Em junho de 2016 a edição do Jornal O Popular, na página de economia do destaque as cidades goianas que mais geram empregos. E nosso município ocupou o 4º lugar da lista e se destaca no ramo de cana de açúcar, indústria sucroalcooleira e a agropecuária, especialmente com a produção de leite. Neste período, Morrinhos gerou um saldo de emprego de 1.071. Foram 889 na agropecuária, 171 na indústria de transformação e 48 na área de serviços.
Agora início de 2017, através de levantamento do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged) e divulgado na sexta-feira (20), pelo Jornal o Popular em sua página de economia ontem apontou que, dos 36 municípios goianos com mais de 30 mil habitantes, 12 cidades, ou seja, um terço, se sobressaiu diante da crise. E estas cidades têm em comum a presença das agroindústrias.
Para o economista Edilson Aguiais, especialista em agronegócio, outras características beneficiam o setor: a longevidade dos contratos e o fato de se tratar de produtos perecíveis. “Plantou tem que colher e a indústria precisa absorver boa parte do que veio do campo por conta dos contratos mínimos que são feitos com os produtores rurais”, diz.
Ele ressalta que o setor de serviços, que sentiu muito a crise em 2016, não é complexo nessas regiões. E as indústrias sucroalcooleiras, com alta contratação de mão de obra, têm grande influência em Quirinópolis, Santa Helena de Goiás e Morrinhos.
Como mostra o Ranking Municípios de Goiás com mais de 30 mil habitantes que tiveram saldo positivo em 2016
Cristalina – 1.528
Formosa – 671
Quirinópolis – 415
Santa Helena de Goiás – 374
Morrinhos – 154
São Luis dos Montes Belos – 146
Goiatuba – 141
Iporá – 112
Cidade Ocidental – 109
Goianira – 105
Caldas Novas – 88
Inhumas – 44
Para o prefeito Rogério Troncoso isso mostra que a cidade tem crescido muito e acompanhado a demanda por empregabilidade. “Para mim é uma satisfação receber mais uma vez esta notícia, alcançar este resultado de destaque nesse início de mais um mandato. Melhoramos significativamente a Saúde Pública, educação, segurança, habitação e infraestrutura em nossa cidade. Continuamos mesmo com essa crise com várias obras em andamento e também para licitar e investir na cidade que vão influenciar na qualidade de vida da população. Tudo isso dá credibilidade para os investidores instalados e que pretendem estar vindo para uma cidade que com certeza irá dar condições dignas aos funcionários deles. Uma administração quando é séria, ela consegue tornar a cidade atrativa. Nossos profissionais só precisam buscar mais qualificação porque a nossa cidade é muito promissora”, afirmou o Prefeito Rogério Troncoso.

Fonte: Assecom via Jornal O Popular

 

morrinhos