OK 05

OK 04

O Cartório Eleitoral de Morrinhos recebeu a visita do Desembargador do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Walter Carlos Lemes, na manhã desta sexta-feira, 4 de dezembro.

O objetivo da visita foi verificar o andamento do recadastramento biométrico no município e dar orientações para agilizar o processo. Os números mostram que Morrinhos tem 33.888 eleitores, sendo que apenas 30% deles fizeram o recadastramento biométrico até agora. Isso corresponde a apenas 10.500 eleitores cadastrados no sistema digital de votação.

Conforme explica o Juiz Eleitoral de Morrinhos, Diego Custódio, várias equipes estão atendendo no Cartório Eleitoral, sendo que o trabalho foi iniciado em agosto deste ano e deve terminar em fevereiro de 2016. No entanto, a procura tem sido pequena, se comparada ao número total de eleitores morrinhenses. Segundo ele, a meta é ter pelo menos 70% dos cidadãos de Morrinhos recadastrados até o final do prazo.

“Estamos felizes por receber aqui o Desembargador Walter Carlos Lemes, que vem reforçar o pedido para que as pessoas não deixem para fazer o recadastramento na última hora, a fim de evitar filas e contratempos. Obrigado também ao prefeito por todo o apoio que tem nos dado, tanto na parte estrutural como de pessoal”, destaca o Juiz Eleitoral de Morrinhos.

O Desembargador do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Walter Carlos Lemes, salientou que Morrinhos tem avançado muito com relação ao recadastramento biométrico. Ele ainda lembrou a importância da parceria entre o Executivo, Legislativo, Judiciário, lideres religiosos e a sociedade civil, o que tem dado agilidade aos trabalhos na Cidade dos Pomares. “Queremos recadastrar no mínimo 85% dos eleitores morrinhenses. Pedimos às pessoas que não deixem para a última hora”, lembra.

O prefeito Rogério Troncoso enfatizou que a prefeitura tem apoiado o trabalho do Cartório Eleitoral. “A prefeitura tem feito todo o esforço para atender às reivindicações do TRE-GO. Por isso, colocamos funcionários à disposição para ajudar e informamos sobre o recadastramento biométrico nos mutirões que fizemos nos bairros. Vamos também oferecer transporte para as pessoas da zona rural virem fazer o cadastramento digital ou, até mesmo, levando as equipes do TRE até os núcleos de assistência social nos bairros”, explica o prefeito.

Recadastramento biométrico em Goiás

Hidrolândia foi o primeiro município goiano a ser alcançado pela tecnologia, implementada em 2009, quando se encontrava em execução o projeto-piloto.

Posteriormente, a primeira etapa de implantação ocorreu entre os anos de 2011 e 2012, quando as 10 Zonas Eleitorais da capital goiana e os municípios da 9a Zona Eleitoral (Corumbá de Goiás e Cocalzinho de Goiás) receberam a implantação do sistema biométrico.

Agora, entre 2015 e 2016, será realizada a terceira etapa do programa que totalizará, ao final, 70% dos eleitores de Goiás cadastrados biometricamente.

Atualmente 26 municípios goianos já contam com a tecnologia para o reconhecimento biométrico do eleitorado.

OK 02

OK 03