OK reciclar lixo
A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Superintendência Municipal de Meio Ambiente, realizará nos dias 15 e 16 de maio, um estudo gravimétrico dos resíduos sólidos na cidade. O serviço consiste em identificar o perfil dos resíduos sólidos recicláveis produzidos no município a fim de saber a viabilidade econômica e operacional.

A equipe da superintendência estará distribuindo sacos plásticos em algumas residências. A distribuição acontecerá em todos os setores da cidade para que seja feito um diagnóstico da quantidade de lixo gerado no município de Morrinhos, possibilitando assim a implantação do Programa de Coleta Seletiva de Lixo.

Neste sentido também, a análise da composição gravimétrica dos resíduos captados pelo município, deve resultar em um relatório quali-quantitativo (tipos de resíduos, respectivas quantidades e potencial econômico) que permita verificar qual é, de fato, a produção de resíduos de cada bairro e construir cenários de indicação econômica e logística para os mesmos.

Esse serviço vai nos ajudar a ver, por exemplo, que tipo de material será enviado para o aterro, se estará ocorrendo separação para a coleta seletiva e se as pessoas vão descartar da maneira certa ou errada.

“É uma excelente ferramenta para quantificarmos, sabendo qual região da cidade produz mais resíduos, e também para qualificarmos a coleta seletiva que vamos implantar em Morrinhos”, explica o Prefeito Rogério Troncoso.