A preservação do meio ambiente e a destinação correta dos resíduos sólidos é uma das prioridades da Prefeitura de Morrinhos, através da Superintendência Municipal de Meio Ambiente. Desta forma, com o objetivo de adequar o município a um modelo que obedeça à Legislação Ambiental Municipal em vigor, Morrinhos segue com os procedimentos para a implantação do sistema de coleta seletiva.

Nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, a equipe da Superintendência e da Secretaria de Educação, realizou reunião com os moradores dos setores Monte Verde, Cristina Park, Bela Vista e Aeroporto II, para falar sobre a nova iniciativa. “O intuito desse encontro é explicar como vamos trabalhar a coleta seletiva”, disse o Superintendente Municipal de Meio Ambiente, Paulo Roberto.

De acordo com os levantamentos feitos, inicialmente trabalha-se com a possibilidade de um projeto-piloto que atenderá esses bairros e o comércio, para depois ser expandido para os demais bairros do município. Para isso, a expectativa é de que cada morador se conscientize e ajude a divulgar e incentivar os demais.

A prefeitura vai trabalhar com o conceito de Coleta Seletiva Binária, que consiste na separação dos resíduos sólidos secos (recicláveis) e molhados (matéria orgânica e rejeitos). Realizada a separação, a população deverá colocar o material separado em sua porta para que o caminhão da coleta possa pegar, seguindo o calendário dos dias e horários. Assim, posteriormente, o material será encaminhado à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Morrinhos, onde será realizada a triagem.

O prefeito de Morrinhos, Rogério Troncoso, que está bastante empenhado no projeto sugeriu que seja instalado pontos de coleta nos órgãos públicos e escolas. “O exemplo deve ser dado por todos, afinal, a gestão correta dos resíduos sólidos é um dever de todo cidadão”, disse o prefeito.

Os membros da Superintendência de Meio Ambiente informaram ainda que a educação ambiental a respeito da coleta seletiva também se estenderá às escolas do município e deve conscientizar crianças e jovens sobre os problemas ambientais e deixar claro como amenizá-los ou evitá-los.

OK-coleta-seletiva-do-lixo