OK 08

OK 17

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), em parceria com a Subsecretaria Regional de Educação de Morrinhos e a Prefeitura de Morrinhos, realizou a abertura dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás- Fase Polo, nesta quarta-feira, 11 de maio, no Ginásio Nego Romano. Os jogos acontecem em diversas escolas de Morrinhos, de 11 a 15 de maio.

Conforme explica a Subsecretária Regional de Educação de Morrinhos, Cleide Mara Ribeiro de Souza, os Jogos Estudantis vêm complementar a formação dos alunos. “Através do esporte, os estudantes aprendem cidadania, civismo e a ganhar e perder, podendo colocar em prática o aprendizado escolar das aulas de Educação Física”, explica.

O prefeito Rogério Troncoso deu as boas vindas a todas as delegações e parabenizou o trabalho realizado pelos educadores, no sentido de preparar os atletas para as disputas. Ele ainda ressaltou os incentivos recentes da administração municipal ao esporte, como por exemplo, a realização dos Jogos Olímpicos Municipais, passagem da tocha olímpica, bolsa atleta, participação de atletas morrinhenses em competições estaduais e até mundiais, dentre outros. “O esporte é um aliado importantíssimo na educação, pois ele une os povos, raças e etnias. Parabéns à Subsecretaria Regional de Educação de Morrinhos pela realização deste maravilhoso evento”, salienta Rogério.

A jogadora de Futsal Feminino de Piracanjuba, Jaqueline da Silva Thiago, conta que o time dela já está competindo na terceira fase do campeonato. “Participamos da primeira e segunda fases em Piracanjuba e fomos campeãs. Esperamos nos sair bem nesta nova etapa e continuar ganhando para chegar na final”, compartilha.

“A prática desportiva escolar ajuda a difundir e reforçar a construção da cidadania e os ideais do movimento olímpico. Tudo isso direciona para a construção de um mundo melhor e mais pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade e paz”, enfatiza o Superintendente de Desporto Educacional da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

De forma geral, os Jogos Estudantis do Estado de Goiás têm como objetivo aumentar a participação em atividades esportivas em todas as instituições da rede estadual de ensino, além de promover a ampla mobilização da juventude estudantil para o esporte.

A Fase Polo, que já está sendo disputada em Morrinhos, conta com a participação de oito municípios: Morrinhos, Aparecida de Goiânia, Catalão, Goiatuba, Itumbiara, Piracanjuba, Pires do Rio e Silvânia.

Dentre as autoridades presentes na abertura estavam o prefeito Rogério Troncoso; vice-prefeito Tércio Menezes; Superintendente de Desporto Educacional da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Maurício Roriz dos Santos; Subsecretária Regional de Educação de Morrinhos, Cleide Mara Ribeiro de Souza; Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Alex Timbete e demais vereadores; secretários municipais e subsecretários de educação das cidades representadas.

Durante a solenidade de abertura aconteceu o desfile das delegações, representando as equipes que vão participar do campeonato, a entrada das bandeiras, a entrada da tocha e o acendimento da pira olímpica, além do juramento do atleta.

O evento também teve a apresentação da Banda Marcial Bruno José Vieira, do Colégio Estadual Xavier de Almeida (CEXA) e suas balizas.

Modalidades

As modalidades das competições dos Jogos Estudantis de Goiás são: coletivas- basquete, futsal, handebol e vôlei; individuais- atletismo, tênis de mesa, ciclismo, badminton, judô, luta olímpica, xadrez, vôlei de praia e natação. As categorias que estão sendo disputadas são Infanto, atletas de 12 a 14 anos; e Juvenil, de 15 a 17 anos.

OK 01

OK 12