Hospital Municipal faz mais de 15 mil atendimentos em abril

OK DSC_0005

O Hospital Municipal Dr. Philemon Xavier de Oliveira é, atualmente, a maior e mais importante estrutura de saúde pública em Morrinhos. Somente em abril deste ano, o Hospital Municipal, que em breve assumirá a categoria de regional, fez mais de 15 mil atendimentos à população local e a pacientes de cidades vizinhas.

“Foram cerca de 503 procedimentos clínicos e cirúrgicos diários que o Hospital Municipal fez à população local e a pacientes oriundos de cidades vizinhas”, disse o Gerente de Administração daquela unidade hospitalar, José Roberto Reis. Para ele, os números expressivos de procedimentos são atribuídos a uma gestão que sempre tem como prioridade a qualidade da assistência proporcionada pelo Hospital Municipal.

“Procuramos sempre atender cada vez melhor o grande número de pessoas que procuram o hospital todos os dias e, para tanto, a prefeitura não tem medido esforços no sentido de garantir a satisfação plena daqueles que precisam de cuidados especiais para a sua saúde. Estamos fazendo o possível para que o Hospital Municipal melhore, cada vez mais, o seu padrão de qualidade”, salienta o prefeito Rogério Troncoso.

Procedimentos realizados pelo Hospital Municipal de Morrinhos em abril de 2015:

Consultas a médicos e a especialistas: 7.243
Raio-X: 1.268
Exames de ultrassonografia: 289
Exames laboratoriais: 3.204
Exames de eletrocardiograma: 176
Medicação urgência/emergência: 6.430
Aferição de pressão arterial: 1.726
Internações: 230
Partos: 18
Remoções para outras cidades: 44

Outros procedimentos:
Nebulização, curativos, suturas, retiradas de pontos, pequenas cirurgias, imobilização, incisão, drenagem de abcessos, lavagem de ouvidos, colposcopia, punção, etc.: 2.905

Reforma e ampliação

Enquanto o Hospital Municipal de Morrinhos bate recordes no número de atendimentos à população, prosseguem aceleradas as obras de reforma e ampliação de suas instalações físicas. Já está em fase adiantada a ampliação das recepções central e de emergência, além disso está em fase de acabamento as obras das enfermarias. “Estamos concluindo a primeira etapa da ampliação e reforma do hospital que, em breve, passará à categoria de Hospital Regional, integrado à Rede Hugo. Nesta primeira etapa, a prefeitura está investindo recursos financeiros próprios. Somente na segunda e terceira etapas é que poderemos contar com recursos oriundos dos governos estadual e federal”, explicou José Roberto.

As enfermarias terão quatro leitos cada uma e todas disporão, inclusive, de canalização de oxigênio. Outras duas, com um leito cada, serão destinadas ao isolamento, para acolher pacientes portadores de doenças contagiosas.

A terceira etapa das obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal prevê a realização de licitação para contratação dos serviços de ampliação do pavilhão de enfermaria, do centro cirúrgico, da lavanderia e de outras instalações.

OK DSC_0042

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)
Por Jorivê Siqueira