livro

Nesta quinta-feira (29), é comemorado o Dia Nacional do Livro. A data é uma homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa.

Em abril de 1987, o então prefeito Areno Luiz de Oliveira e o ex-secretário municipal de Educação e Cultura, Jorivê Cândido Siqueira, entregaram à população a Biblioteca Pública Municipal Professor José Cândido, um espaço digno para abrigar um grande acervo de títulos sempre atualizados pela atual administração pública municipal.

A auxiliar administrativa da Biblioteca, Zuleide Mendes da Silva, destacou alguns dados importantes sobre a clientela mensal do local e falou também sobre o número de livros emprestados anual e mensalmente pela Biblioteca. “Os títulos mais procurados são os de literatura, espiritismo e autoajuda e são emprestados cerca de 1.960 livros por ano, uma média de 90 mensais”, explica.

Sobre o perfil dos frequentadores diários da Biblioteca, Zuleide destacou um dado muito interessante e que realmente chama muito a atenção “apesar de toda a tecnologia disponibilizada pela internet e pelos celulares, os adolescentes são os que mais procuram a Biblioteca à procura de livros que abordam esses temas. É cada vez maior o interesse da nossa juventude por esses assuntos”.

Segundo ela, a clientela da Biblioteca Municipal não é constituída só de adolescentes. “Pessoas adultas também frequentam muito a Biblioteca em busca de títulos os mais variados. Aqui encontram um grande acervo de obras, com títulos que satisfazem as necessidades de cada um. Alguns leem aqui mesmo ou levam o livro para casa, principalmente, quando é de literatura que exige um tempo mais longo para sua leitura. Elas têm 10 dias para ler e, decorrido esse prazo, devem devolvê-lo à Biblioteca”, explica Zuleide.

A Biblioteca Pública Municipal Professor José Cândido está situada na Praça Padre Primo Scussolino, na esquina da Avenida Couto de Magalhães com a Rua Piauí e funciona no horário das 7h às 11h e das 12h30min às 17h, de segunda à sexta-feira.

Governo da Cidade de Morrinhos
O Povo em Primeiro Lugar