O Teatro Juquinha Diniz foi pequeno para tanta gente na noite desta sexta-feira 13 no lançamento do CD da Orquestra de Violeiros Chico Flor, com 18 músicas de compositores morrinhenses  e de outros de renome nacional da música sertaneja num projeto da Prefeitura de Morrinhos. Além de músicos e convidados, várias autoridades ligadas a arte e a música estiveram presentes. Foram homenageadas com diplomas de honra ao mérito várias pessoas que contribuem ou que contribuíram para a cultura local. Antes do início da solenidade muitos cantores de nosso meio mostraram seu talento em capela, colocando um clima de descontração, alegria e improviso em uma festa para homenagear os campeões do improviso, que são os músicos, instrumentistas, locutores, atores, compositores, apoiadores, etc. Foi um raro encontro para confraternização de muitos artistas que há muitos anos não se encontravam e se não fosse essa oportunidade, talvez nunca se encontrariam. Foi também um momento de emoção quando foi colocado no serviço de som uma gravação do Programa Moquiço do Chico, do saudoso e amado Chico Flor.

Em seu discurso o prefeito Rogério Troncoso destacou a importância das pessoas que trabalham para a cultura e da preservação da música de qualidade; agradeceu ao deputado estadual Francisco de Oliveira, que estava representado por seu assessor Luizinho, pelo apoio para a gravação do CD; ao deputado federal Célio Silveira; a vereadora Núbia Ferreira e a várias outras pessoas empenhadas no projeto. Falaram ainda a primeira dama Terezinha Amaral, o vice prefeito Tércio Menezes, o superintendente municipal de Cultura, José Henrique, entre outros.

Foram lembrados na solenidade vários nomes do contexto musical, entre eles, João Pontiado, Goiás e Goiazinho, Dalmo e Delmo, Irmãos Monteiro, Joana Darque, Bruno José Vieira, Foguinho, Djalma, Falcão, Zilda Diniz, Dolores Troncoso, Nilza Diniz, Ararense, Nicanor Machado, Teobaldo  Pereira, Rubens De Freitas, Divino Vieira, Sinésio Cláudio, Jornal da Integração FM, Sebastião Faca, Nicanor Machado, Evair Inocêncio, Reizinho e Reinaldo e Enedy, entre outros.

Após a solenidade e entrega de certificados de Honra ao Mérito e apresentação da Orquestra regida pelo músico Sebastião Bento foi servido um coquetel e feita entrega de CDs aos presentes.

A homenagem a Chico Flor, através do nome da Orquestra de Violeiros, é quase uma unanimidade entre as pessoas de que é muito justa. Chico foi fundador da primeira rádio em Morrinhos, a Rádio Miniatura, que funcionou por muitos anos em frente ao Cine Hollyood, ao lado do Jóquei Clube. Ela foi fundada principalmente para dar suporte a música e a cultura sem preocupação com resultados financeiros. Uma das primeiras rádios do Estado a Miniatura impulsionou a arte em Morrinhos, principalmente a música. Tem muita gente entendida que acredita ter sido a Rádio Miniatura que incentivou os fundadores da Rádio Morrinhos. Depois por muitos anos Chico  foi apresentador de dois grandes programas na Rádio Morrinhos AM: O Sertão em Sua Casa (8:00) e Moquiço do Chico (15:00). Depois esses programas mudaram de horário.

A música Sertaneja em Morrinhos sempre foi muito forte. Principalmente por causa da Rádio Morrinhos, os maiores nomes da música popular passaram por aqui, influenciando o nascimento aqui de muitos cantores e compositores como o próprio Chico Flor, que compôs varias músicas mas se destacou mais com Morena Orgulhosa, gravada por Dalmo e Delmo e Atenda Meu Pedido que faz parte de um dos LPs da dupla Zé Mulato e Cassiano, sucesso em todo o Brasil na década de 80.

Por Divino Vieira