Fórum incentiva combate à violência sexual e pedofilia

OK DSC_0039
A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em parceria com as secretarias municipais de saúde e educação, Subsecretaria Regional de Educação, Conselho Tutelar, Poder Judiciário e Turma do Sorriso, realizou na tarde desta quinta-feira, 15 de maio, o Fórum de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes.

A iniciativa integra a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes que teve início no dia 5 de maio em Morrinhos. A campanha tem como objetivo sensibilizar e mobilizar toda população morrinhense para enfrentar o problema do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no município.

De acordo com a primeira dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Terezinha Amaral, todos os setores da sociedade precisam se envolver na luta contra a violência sexual e a pedofilia. “Cada ser humano precisa fazer sua parte: ouvir com atenção, olhar com paciência e ajudar essas crianças que tanto sofrem”, observa.

Para a Secretária Municipal de Educação, Fabiana Toledo, a realização do fórum é muito importante em todos os sentidos. “Queremos orientar para que os agentes de saúde, professores, psicólogos, assistentes sociais, comunidade e outros profissionais nos ajudem a detectar possíveis casos de abusos e violência sexual. Para isso, contamos também com as denúncias das vítimas”, explica.

A programação contou com apresentações musicais alusivas à importância de se preservar a inocência na infância e combater a violência. Também ocorreu uma dramatização intitulada “Lembranças de uma boneca”.

Durante o evento foram ministradas várias palestras. O Promotor de Justiça, Nelson Vilela, abordou o tema “Exploração Sexual: Pedofilia e Aspectos Judiciais e Sociais”. Já o Médico Especializado em Saúde Mental, Helvício Schiavinato Júnior, falou sobre como identificar os pedófilos e deu dicas para as famílias lidarem com o problema. Por último, a Psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Morrinhos, Ana Lourdes Schiavinato, abordou o assunto “Pedofilia- Transtorno mental e tratamento”.

OK DSC_0088

OK DSC_0082

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)