OK meninas núcleo

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), está realizando a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, neste mês de maio. Nesta quarta-feira, 18 de maio, aconteceu o Fórum de Enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, no Teatro Juquinha Diniz. A iniciativa integra o projeto “Faça Bonito” do CREAS.

O evento contou com a participação do prefeito Rogério Troncoso; primeira dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Terezinha Amaral; Delegado da Polícia Civil, Fabiano Jacomelis; Subsecretária Regional de Educação, Cleide Mara Ribeiro de Souza; Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Alex Timbete; Secretário Municipal de Saúde, André Luiz; Secretária Municipal de Educação, Fabiana Toledo; Subcomandante da Polícia Militar de Morrinhos, Capitão Wesley Ferreira da Silva; Presidente do Conselho Tutelar dos direitos da criança e do adolescente, Fábio Lara; Coordenadora do CREAS, Cicília Rosa da Silva Souza; entre outras autoridades.

Segundo a Coordenadora do CREAS, Cicília Rosa da Silva Souza, o Fórum teve como objetivo sensibilizar e envolver autoridades, entidades civis, religiosas e judiciárias, agentes comunitários de saúde e endemias e toda a população de Morrinhos em uma grande mobilização, a fim de romper o “código de silêncio” no combate à violência, à exploração e ao abuso sexual praticados contra crianças e adolescentes.

Para o prefeito Rogério Troncoso, toda essa mobilização que acontece no mês de maio é eficaz porque conta com a participação da educação, saúde, polícias, famílias e a comunidade, ou seja, envolve toda a rede psicossocial e de assistência social do município. “Esse fórum bate de frente com o problema do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, procurando soluções e debatendo o assunto de forma aberta. As caminhadas e ações desta campanha visam mostrar para o agressor que a sociedade está atenta e pronta a denunciar os casos de abusos”, argumenta.

Na oportunidade, a Secretária Municipal de Educação, Fabiana Toledo, levou até o palco alunos da Educação Infantil, representando as escolas de todas as regiões da cidade. Segurando placas com diversos nomes escritos, a Secretária procurou demonstrar que as crianças são inocentes, não sabem o que é um abuso e precisam ser protegidas pelos adultos e autoridades.
Ela salientou ainda que as escolas municipais foram decoradas com mensagens alusivas ao tema de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. “Nosso objetivo é chamar a atenção da comunidade escolar de que infelizmente este é um assunto que afeta as famílias e precisa ser discutido. Precisamos falar sobre ele de forma correta e preventiva, identificando os casos e oferecendo tratamento psicossocial às crianças”, salienta Fabiana.

Segundo o Delgado da Polícia Civil de Morrinhos, Fabiano Jacomelis, a Polícia Civil tem a incumbência constitucional de investigar os casos denunciados, mas para isso precisa contar com a ajuda da população. “A denúncia é essencial para o nosso trabalho. Por isso, as pessoas não devem se calar. Neste sentido contamos com a ajuda do CREAS e do Conselho Tutelar para formalizar as denúncias, conversar com as crianças e dar andamento ao processo para prender os abusadores”, esclarece.
“O Conselho Tutelar de nossa cidade tem atuado junto às escolas e às famílias, protegendo nossas crianças e adolescentes. Juntamente com o CREAS e a Polícia Civil temos buscado informações. Por isso, a denúncia é essencial, pois nos leva a identificar os casos de abuso e exploração sexual de menores”, pondera o Presidente do Conselho Tutelar dos direitos da criança e do adolescente, Fábio Lara.

Apresentações
Durante a programação aconteceu a apresentação da música “Trancado no quarto”, interpretada por Evelyn Amador e coreografada pelas alunas do Centro de Artes. A música “Choro de Criança” foi tema de uma apresentação de dança das alunas do Núcleo de Assistência Social Bolsa Família do Setor São Francisco de Assis. A aluna Evelyn Amador e seu pai Vinícius Rodrigues interpretaram a música “Meu corpinho é um tesourinho”.

Para finalizar as atividades do dia, foi passado o filme “O silêncio de Lara”, que tratou sobre a temática do abuso sexual no seio familiar. A psicóloga Marcella Antunes também ministrou uma palestra sobre as mudanças no comportamento da criança que indicam que ela sofre abusos, como denunciar este tipo de crime e estar atento para identificar possíveis casos.

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)
Por Ellen Ribeiro