proerd

A Secretaria Municipal de Educação realiza nesta terça-feira (15), às 13 horas e 30 minutos, no Centro de Eventos Adilon Alves de Amorim, a Formatura dos alunos do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência –, que é realizado em parceria com a 10ª Companhia Independente da Polícia Militar. Receberão certificados 779 alunos do 5º do Ensino Fundamental, que estudam nas escolas municipais, estaduais e particulares do município. A cerimônia contará com a presença do Prefeito Rogério Troncoso, secretários municipais, diretores, coordenadores e professores de escolas da cidade e de familiares dos alunos formandos.

O Proerd é um programa essencialmente preventivo ao uso de drogas e à contenção da violência entre crianças e adolescentes. O Programa, através de suas aulas, ensina aos alunos, de forma cativante, descontraída, lúdica e por meio de diversas formas pedagógicas, técnicas voltadas para a consciência da necessidade de dizerem “não” às drogas e à violência.

As aulas do Proerd são ministradas semanalmente por um instrutor da PM durante visitas as escolas em dias específicos da semana. Cada aula tem duração de 45 minutos e, no segundo semestre de 2015, os alunos do 5º ano, do Ensino Fundamental, tiveram um total de 10 lições.

Segundo o Major Francisco Leônidas, Comandante da 10ª CIPM, cerca de 1.680 alunos, de todas as cidades jurisdicionadas pela Corporação, estão recebendo seus certificados este ano. Ele explica ainda como é feita a participação da Polícia Militar na execução do projeto: “O Proerd é levado à frente pela Polícia Militar do Estado de Goiás em parcerias com as escolas das redes públicas estadual, municipal e particular, com a Prefeitura Municipal e com a iniciativa privada. A Polícia Militar é a mentora do projeto, aplicando o mesmo efetivamente nas escolas, a Prefeitura participa com alguma logística e os empresários das maiores empresas aqui de Morrinhos dão sua contribuição financeira para aquisição do material utilizado pelos alunos participantes do curso, como livro didático, camiseta, etc”.

Mas o Proerd não é um projeto de resultados muito imediatos, observa o Major Leônidas. ”O projeto tem, como princípio, pegar a criança ainda com menos de 12 anos de idade, quando ela está na pré-adolescência, e dar conhecimentos a ela para que ela tenha condições de se prevenir do futuro uso da droga e de praticar atos de violência”, explica.

Sobre a importância da participação dos pais neste projeto, o Major respondeu que isso é fundamental. “O símbolo do PROERD, tanto as camisetas quanto as cartilhas, é um triângulo de lados iguais que diz respeito à polícia, à escola e à família. O papel da Polícia Militar é dar instrução, o da escola é propiciar condições para aplicação do projeto, mas principalmente a família é de fundamental importância porque é com a participação da dela que nós consigamos que, no futuro, essas crianças não tenham contato com drogas e com violência”.

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em PrimeiroLugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)
Por Jorivê Siqueira