A Sociedade Dramática e Literária de Morrinhos, em parceria com a Prefeitura de Morrinhos, realizou o 1o Encontro de Corais da Cidade dos Pomares e o lançamento de livros de escritores morrinhenses, na noite da última quarta-feira, 11 de novembro, no Teatro Juquinha Diniz.
Realizaram suas apresentações os corais Cidade dos Pomares, Dom Antônio Fernando Brochini do Ginásio Senador Hermenegildo de Morais, Pedras Preciosas da Igreja Assembleia de Deus e Mensageiros da Paz do Centro Espírita Luz e Caridade.
O Coral Cidade dos Pomares apresentou músicas como “Noites Goianas”, “Nabuco”, “Esperança” e “Fuí Fuí Fuá”. As apresentações do Coral Dom Antônio Fernando Brochini, dos alunos do Ginásio Senador Hermenegildo de Morais, incluíram músicas como “Pássaro de Fogo”, “Assim sem você” e “Asa Branca”.
O Coral Pedras Preciosas da Igreja Assembleia de Deus cantou várias músicas gospel conhecidas e emocionou os presentes. Por fim, o Coral Mensageiros da Paz do Centro Espírita Luz e Caridade cantou clássicos diversos.
Na ocasião, o prefeito Rogério Troncoso parabenizou os organizadores e ressaltou o apoio da prefeitura na realização da tradicional Festa de Arte de Morrinhos. “Para nós é uma satisfação fazer parte deste evento que já é uma tradição em Morrinhos e reúne amantes dos mais diversos tipos de arte”, observa.
A Presidente da Sociedade Dramática e Literária de Morrinhos, Sônia Alexandre, agradeceu a presença de todos e lembrou da programação que acontece até o próximo sábado, 14 de novembro. “Convido todos os morrinhenses para virem prestigiarem a nossa festa que será marcada por diversas atrações até o final desta semana. Esta é uma oportunidade para os amantes da arte e da cultura mostrarem seus talentos”, pondera.
Lançamento de livros
Durante o encontro aconteceu o lançamento dos livros dos escritores morrinhenses José Afonso Barbosa e Eurico Barbosa. O relançamento de “Confissões de Generais”, de autoria de Eurico Barbosa dos Santos, fala sobre os absurdos cometidos na ditadura militar e sobre o Regime Militar no Brasil: “A verdadeira história do golpe militar de 64”. A outra obra do mesmo autor, intitulada “A Tribuna da Academia”, conta a história de pessoas que passaram pela Academia Goiana de Letras como Alaor Barbosa, Mauro Borges, Gilberto Mendonça Teles, Ursulino Leão e outros.
Os livros escritos pelo historiador morrinhense, José Afonso Barbosa, são intitulados “Na Trilha do Passado”, que fala sobre os líderes políticos de Morrinhos, e “Triângulo da História” que relaciona o passado histórico das cidades de Goiás, Morrinhos e Porto Nacional.
Dentre as autoridades presentes estavam o prefeito Rogério Troncoso, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Terezinha Amaral, Presidente da Sociedade Dramática e Literária de Morrinhos, Sônia Alexandre, Presidente da Academia Morrinhense de Letras, José Afonso Barbosa, Superintendente Municipal de Cultura, Davi Rodrigues, Ex-Governador Helenês Cândido, Diretor do Ginásio Senador Hermenegildo de Morais, Padre Adriano José dos Santos, entre outras.
A XXXV Festa de Arte de Morrinhos neste ano homenageia a artesã morrinhense mais antiga do Estado de Goiás, ainda em atividade, que há 108 anos ministra a arte de tecer: Dorinta de Paiva. Também está recebendo homenagens durante toda a semana o morrinhense e Ex-Governador de Goiás, Helenês Cândido.
Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)
Por Ellen Ribeiro