mutirão dengue

Cerca de 100 voluntários, de 13 comunidades evangélicas de Morrinhos, fazem grande mobilização contra a dengue na tarde deste sábado (23) em quatro bairros periféricos da cidade, numa iniciativa de grande responsabilidade social por parte da Aliança dos Ministros Evangélicos de Morrinhos (AMEM), em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde.

“Vamos nos reunir às 13 horas, na Quadra de Esportes da Vila Santos Dumont e a partir dali, divididos em equipes, partiremos para as visitas domiciliares das Vilas Santos Dumont, Mutirão, Nossa Senhora do Carmo e parte do Setor Aeroporto, a fim de detectar e exterminar com os criadouros do mosquito Aedes aegypti”, explica Toninho Freitas, presidente daquela entidade religiosa e superintendente municipal de Esportes.

dengue

Nos últimos dias, Toninho Freitas e o secretário municipal de Saúde, André Luiz, se reuniram com os pastores das igrejas locais, reforçando a necessidade deste importante segmento da sociedade se envolver mais efetivamente nas ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus.

“A iniciativa é da própria AMEM que, consciente de sua responsabilidade de participar da guerra contra o mosquito da dengue, se dispõe prontamente a abraçar mais esta causa e, assim, contribuir para um bem comum da sociedade civil que é acabar com os casos de dengue e com os criadouros do mosquito. Esperamos que o mutirão seja um sucesso. Podemos e devemos fazer mais e a Igreja é dinâmica, moderna e está em todos os lugares. Isso facilita. Queremos ajudar e fazer mais pela saúde de nosso povo”, pontua Toninho Freitas.

O prefeito Rogério Troncoso fala da importância desta parceria. “As nossas comunidades evangélicas estão de parabéns por esta bela e louvável iniciativa que deveria ser seguida por todos os demais segmentos da nossa sociedade. O mutirão demonstra a união e a disposição da AMEM de atuar em razão de um problema de saúde pública que estamos passando e vamos conseguir acabar com os focos do mosquito da dengue”.

A grande mobilização dos evangélicos contra o mosquito transmissor da dengue neste sábado (23) contará também com a participação de voluntários do Rotary Clube, do Grupo de Capoeira, das academias de karatê da cidade, que foram especialmente convidadas pelo presidente da AMEM, Toninho Freitas.

O secretário de Saúde, André Luiz, explica como será feita a abordam aos moradores dos bairros que receberão o mutirão. “Vamos conversar com as comunidades desses setores para pedir que façam a sua parte, vistoriando suas casas e seus quintais, procurando localizar e limpar todo e qualquer recipiente que possa acumular água parada. Só assim, vamos conseguir diminuir a proliferação do Aedes”, explica André Luiz.

Sobre a iniciativa do segmento evangélico em participar efetivamente das ações de combate ao mosquito da dengue, em Morrinhos, o secretário ressalta que ”é muito gratificante ver a vontade que as igrejas estão tendo de participar e ajudar do combate ao mosquito da dengue. É uma atitude bastante louvável por parte de seus líderes que nos anima muito, pois, precisamos estar todos juntos para diminuir a proliferação do mosquito”, sublinha o secretário.

Após o mutirão deste sábado (23), os participantes do movimento poderão participar de outras atividades religiosas que serão realizadas a partir das 19 horas, na quadra de esportes da Vila Nossa Senhora do Carmo.

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro em Primeiro Lugar!
Por Jorivê Siqueira