OK Tocha olímpica 01

Estão abertas as inscrições para quem deseja conduzir a tocha olímpica pelas ruas de Morrinhos, até o dia 15 de outubro. A cidade integra o percurso das 300 cidades brasileiras que terão o privilégio de receber a tocha dos jogos olímpicos de 2016, que serão sediados no Rio de Janeiro. Provavelmente, a tocha deverá ser conduzida pelas ruas da Cidade dos Pomares, no dia 6 de maio de 2016.

Aqueles que quiserem participar do revezamento podem se inscrever pela internet, pelo site da Coca-Cola: www.issoeouro.cocacola.com.br, do Bradesco: www.bradesco.com.br/tocha ou da Nissan: www.quemseatreve.com.br. Os selecionados serão revelados em fevereiro de 2016 e terão seus nomes divulgados nos sites.

Para se inscrever o candidato precisa ser residente e domiciliado no Brasil. Além disso, é preciso acessar um dos sites oficiais mencionados acima e apresentar sua história, através de um texto, foto ou vídeo. O processo de seleção vai até o dia 15 de outubro. A partir daí, a marca indica os seus candidatos para a avaliação do Comitê Rio 2016. Lembrando que menores de 12 anos não podem participar.

Segundo a Gerente Regional do Revezamento da Tocha Olímpica, Lívia Bousquet, que esteve em Morrinhos no dia 31 de agosto deste ano, o papel de cada cidade é planejar o evento com antecedência para que a população entre no clima das olímpiadas. “Nosso objetivo é atingir o maior número de pessoas, criando a ideia de pertencimento, mostrando que as Olimpíadas são de todos os brasileiros”, salienta.

“Para nós será um privilégio ter a tocha olímpica circulando pela nossa cidade. Por isso, estamos preparando tudo para que seja uma festa inesquecível para todos os morrinhenses”, confirma o prefeito Rogério Troncoso.

Percurso da tocha
No total, a tocha símbolo dos Jogos Olímpicos Rio 2016 deve passar por 12 cidades goianas e vai circular pelo estado durante três dias.

Da capital federal (Brasília), a tocha segue para Corumbá, Pirenópolis até chegar a Anápolis, onde passa a noite. De lá, segue para Itaberaí, Cidade de Goiás, Inhumas até chegar a Goiânia. No dia seguinte, será a vez de Trindade e Aparecida de Goiânia, onde a tocha ficará até no outro dia. Da capital, segue para Piracanjuba e depois para Morrinhos, e de lá para Caldas Novas, a última cidade do seu trajeto por Goiás. A partir deste ponto será levada para Araguari, onde começará seu percurso pelo Estado de Minas Gerais.

Ao todo, são 12 mil condutores, que vão percorrer 20 mil quilômetros por terra e 10 mil milhas aéreas. Cada dia do Revezamento tem aproximadamente 12 horas de duração e geralmente começa em torno das 7 horas da manhã e move-se entre três a quatro cidades por dia.

A tocha será acesa em Olímpia, na Grécia, berço dos Jogos da Antiguidade. Ela ficará uma semana passando por cidades do país até chegar a Atenas, onde embarca para o Brasil. Já no País das Olimpíadas, passará por 300 cidades brasileiras, em trajetos por terra e de avião, totalizando de 90 a 95 dias percorrendo todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O processo de revezamento termina no dia 5 de agosto, na Cerimônia de Abertura, no Maracanã, dando início aos Jogos Olímpicos de 2016.

OK tocha-olimpica 02

Por Ellen Ribeiro