OK DSC_0043

OK DSC_0078

Autoridades morrinhenses participaram da abertura do Encontro Regional de Educação para elaboração e adequação dos Planos Municipais de Educação (PMEs), nesta terça-feira, 3 de março, na sede da Associação Comercial e Industrial de Morrinhos (ACIM). A reunião continua até amanhã (4). Participaram da solenidade de abertura a Secretária Municipal de Educação, Fabiana Toledo, Vereador Tiãozinho do Ônibus, Avaliadora Educacional do Ministério da Educação (MEC), Maria de Fátima Rodrigues Póvoa, Presidente do Conselho Municipal de Educação, Adriana Luiza, e Coordenador do Plano Municipal de Educação, Robson José da Silva.

Trata-se da I Formação nos polos que conta com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação, Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, Secretaria Municipal de Administração e Finanças, ACIM, diretores, pais de alunos e estudantes das escolas municipais, diretores, pais de alunos e estudantes da Rede Estadual de Ensino, gestores do Instituto Federal Goiano (IFG) Campus Morrinhos, da Universidade Estadual de Goiás (UEG) de Morrinhos, SESI e Sindicato Rural de Morrinhos.

Estiveram presentes representantes dos municípios de Aloândia, Buriti Alegre, Cromínia, Itumbiara, Maripotaba, Panamá, Pontalina, Rio Quente, Bom Jesus de Goiás, Cachoeira Dourada, Goiatuba, Joviânia, Piracanjuba e Professor Jamil.
Conforme explica a Secretária Municipal de Educação, Fabiana Toledo, os Planos Municipais de Educação (PMEs) precisam seguir as metas e os eixos temáticos definidos no Plano Nacional de Educação (PNE). O projeto de lei prevê que todos os municípios e estados construam ou revisem seus planos de educação em um prazo de um a dois anos após a aprovação do PNE, envolvendo ampla participação comunitária e de profissionais da educação.

Segundo a Avaliadora Educacional do MEC, Maria de Fátima Rodrigues Póvoa, que vai coordenar os grupos de trabalho, a participação dos educadores, pais, estudantes e da própria comunidade é fundamental. “Toda pessoa tem o direito de opinar, reivindicar, propor, criticar e atuar em questões que afetam sua vida e das coletividades, como por exemplo, a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME). Além disso, a participação é um fator de qualificação e aprimoramento das políticas públicas”, esclarece.

Conforme explica a Secretária Municipal de Educação, Fabiana Toledo, o Plano Nacional de Educação (PNE) foi votado e finalizado em junho de 2014. Assim, a reunião desta semana visa iniciar as atividades dos planos municipais de educação de Morrinhos e dos municípios vizinhos. “Agradecemos o privilégio de sediar este encontro. Desejamos que seja produtivo e que vocês tenham bons trabalhos durante a elaboração dos planos, pois com a participação de todos tudo caminha mais rápido e vamos obter bons resultados. Muito obrigada pela presença de todos!”, finaliza a secretária.

OK DSC_0026

OK DSC_0002