OK DSC_0026A Campanha segue até o dia 03 de junho em todas em postos de saúde. Até a última sexta-feira (22/05) foram aplicadas 5.012 vacinas, número equivalente a 52,72% da meta prevista para Morrinhos.

O encerramento da Campanha da Vacinação Contra a Gripe, que terminava na sexta-feira (22), foi adiado para o dia 03 de junho próximo. A Campanha foi prorrogada até aquela data porque a meta estabelecida pela Secretaria Municipal de Saúde não foi alcançada. Portanto, quem faz parte do grupo prioritário e, ainda não foi vacinado, tem até o dia 03 de junho próximo para tomar a dose da vacina. O adiamento do encerramento da campanha, previsto para a última sexta-feira (22/05), foi determinado pelo Ministério da Saúde porque a maioria dos municípios não conseguiu atingir a meta estabelecida, que é de 80%.

Segundo a Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Morrinhos, Josyane Cruvinel, da meta preconizada para Morrinhos foram imunizados apenas 52,72% do público-alvo. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para cada município é atingir pelo menos 80% do público-alvo. “Até hoje, nossos postos de saúde vacinaram 5.012 pessoas de um total de 10.300. Um pouco menos da metade. Os números apurados até agora não são ruins, se compararmos nosso percentual com os de outras regiões do Estado”, considerou Josyane.

Em Morrinhos cerca de 10.300 pessoas fazem parte do público-alvo, formado por gestantes, idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da área de saúde, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, grupo de mulheres pós-parto (puérperas) e funcionários do sistema prisional.

“Em nenhum momento faltou vacina em nossos postos de saúde. Faltou foi gente para vacinar. Mas, infelizmente a população não procurou as unidades, o que levou o Ministério da Saúde a adiar o encerramento da campanha. Temos vacina suficiente para atender toda a demanda”, esclarece Josyane.

Em Morrinhos, as pessoas que integram o público-alvo, que ainda não foram imunizadas, estão sendo esperadas nos PSFs do Morro da Saudade, da Vila Santos Dumont e do Setor São Francisco de Assis, no horário das 7:30 às 11:30 e das 13 às 17 horas, e no Centro de Saúde Sady Carnot de Ávila, no horário das 7:30 às 17:30 horas. Esta unidade não fecha para o almoço.
Um lembrete para quem ainda não se vacinou: a vacina, para provocar uma resposta imunológica imediata do organismo, deve ser tomada o mais breve possível, porque o inverno está chegando e traz temperaturas mais baixas e, com isso, as pessoas tendem a ficar mais aglomeradas, aumentando a chance de contaminação.

OK DSC_0044

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)
Por Jorivê Siqueira