Dia D da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo acontece em 18 de agosto
Última atualização em 20 novembro 2023 às 09h39
A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo iniciada no dia 6 de agosto segue até o próximo dia 31 e terá a realização do Dia D no sábado, dia 18. Em Morrinhos, conforme divulgado pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, o atendimento ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde no horário das 8h às 16h45. Já no meio rural, haverá atendimento nas comunidades de Rancho Alegre, Trevo de Pontalina e Marcelânia.
De acordo com Josyane Cruvinel, coordenadora de Atenção Básica, o intuito é permitir aos pais e responsáveis oportunidade de levar as crianças para receber as dosagens, de forma que não atrapalhe as atividades da semana, como o trabalho. “O Dia D será de grande importância para conseguirmos atingir nossa meta no município e deixar a região livre dessas doenças”, destacou.
O público-alvo são crianças entre um ano de idade completo e menores de cinco (até 4 anos, 11 meses e 29 dias). Segundo o secretário de André Luiz Dias Mattos, a vacina é a única forma de proteger das doenças. “É por isso que falamos tanto da vacinação, pois ela é uma das estratégias de promoção de saúde mais eficazes e mais seguras. Apelamos para que as pessoas recorram às fontes oficiais para proteger sua família”, afirmou o gestor, que para ele, as redes sociais servem de vetor para a disseminação de fake news sobre a eficácia das vacinas.
A coordenadora ainda destaca que a população tem de apresentar a carteira de vacinação. A mobilização em torno do Dia D conta com parceria da do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual e Prefeitura Municipal.
*Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa. Os sintomas incluem febre alta acima de 38,5°C; erupções na pele; tosse; coriza; conjuntivite; e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal, conhecidas como sinais de Koplik e que antecedem de um a dois dias antes do aparecimento da erupção cutânea.
*Poliomielite
Causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, a poliomielite geralmente atinge crianças com menos de quatro anos de idade, mas também pode contaminar adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas e há semelhanças com as infecções respiratórias como febre e dor de garganta, além das gastrointestinais, náusea, vômito e prisão de ventre. Infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.