a_aegypti_0

Doença está controlada em Morrinhos, que teve só um caso confirmado nos últimos dias. Mas a população precisa continuar colaborando, eliminando os lugares com água parada.

Durante o inverno, que está chegando ao fim – dia 23 de setembro começa a Primavera – o número de casos de dengue diminuiu expressivamente em Morrinhos e em todo o País. Nos últimos dias, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, registrou apenas 01 caso confirmado da doença na cidade. De janeiro a junho último, segundo boletim do Núcleo, foram 1.223 casos notificados e 708 confirmados.

Josyane Cruvinel, Coordenadora do Núcleo, comenta que “antes do frio, os casos notificados variavam de 80 a 112 por semana e agora esse número caiu quase que para zero, com o registro de apenas 1 caso confirmado nos últimos dias. A diminuição é muito grande e isso traz um certo alívio para todos nós, povo e poder público”, comenta.

Entretanto, a coordenadora alerta que “não podemos baixar a guarda. O período chuvoso já está chegando novamente e todas as medidas preventivas possíveis devem continuar sendo tomadas pela população, fazendo a remoção de todos os recipientes que possam acumular água. Agora é hora de limpar os quintais e deixar tudo em ótima situação para que a gente não tenha um retorno quando voltarem as temperaturas altas”, alerta Josyane.

Diante do perigo iminente, a população deve continuar atenta aos focos de mosquito da dengue, evitando a água parada e seu armazenamento sem uso de tampas. Receber os agentes de saúde e atender suas recomendações com relação ao armazenamento de água será de grande valia para evitar a proliferação do mosquito e este deve ser um cuidado de todos.

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)
Por Jorivê Siqueira