Em maio foram 363 casos notificados, em junho 184 e, em julho, até este dia 10, apenas 3, de acordo com novo relatório da Secretaria Municipal de Saúde.

O mais recente boletim informativo sobre os números da dengue, em Morrinhos, em 2015, foi divulgado nesta sexta-feira (10), pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o relatório, houve uma diminuição bastante significativa das ocorrências em junho e julho com relação a maio. Em maio os casos notificados foram 363, em junho 184 e, em julho, apenas 3.

De acordo com o boletim, do total de 363 casos notificados em maio último, 300 foram confirmados, 9 ignorados, 41 descartados e 13 inconclusivos. Já no mês de junho próximo passado, os casos notificados foram 184, sendo 109 confirmados, 56 descartados e 19 ignorados. Já neste mês de julho, até este dia 10, apenas 3 casos foram notificados, sem nenhuma confirmação.

Segundo ainda o relatório do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, no período de janeiro a junho de 2015, o total de casos notificados de dengue, em Morrinhos, foi de 1.416, sendo 1.005 confirmados, 316 descartados, 64 inconclusivos e 31 ignorados. 3 óbitos suspeitos estão sendo investigados se foram causados pela doença ou não. Portanto, não há nenhum caso confirmado de morte causado por dengue em Morrinhos, neste ano.

Os casos de dengue diminuíram significativamente em Morrinhos por causa das baixas temperaturas que atrapalham a proliferação do mosquito transmissor, que detesta o frio. Entretanto, a população não pode se acomodar e todas as medidas preventivas possíveis devem continuar sendo tomadas pela comunidade, segundo aconselha a Coordenadora Municipal de Vigilância Epidemiológica, Josyane Cruvinel.

Por Jorivê Siqueira