Em Morrinhos os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde estão em campo desenvolvendo ações diariamente no controle e eliminação dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes Albopictus, transmissores da dengue e da febre Chikungunya.

Nesta sexta-feira (5) haverá uma panfletagem, a partir das 13 horas, em dois pontos do centro da cidade, para orientação aos morrinhenses, alertando-os sobre o início do período chuvoso e também sobre os cuidados que todos devem ter sobre a Dengue e Chikungunya. Pedimos a todos os cidadãos que recebam os Agentes de endemias em suas casas, eles estão realizando o trabalho de prevenção e detecção das áreas de risco de proliferação do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue.

Todos agentes de endemias, estão fazendo visitas nas residências, os demais atuam no trabalho administrativo e no controle de outras endemias. Além disso, os agentes alertam a população sobre os perigos das doenças e informam sobre os cuidados necessários para evitá-las.

“Estamos atuando em todos os bairros de Morrinhos. O diferencial é que também estamos utilizando a borrifação, com o objetivo de quebrar a cadeia de transmissão e a expansão da dengue e Chikungunya e estamos entregando material informativo durante as visitas”, explicou o Secretário Municipal de Saúde, André Luiz.

A maior incidência de focos de mosquito foi encontrada, por agentes, em lixos domésticos acumulados. Situação que reforça a orientação e a importância de manter quintais limpos, eliminando criadouros como latas, garrafas, vasos de plantas, pneus, calhas, caixas d’água destampadas e qualquer outro recipiente que possa acumular água.

“Estamos intensificando ações de combate aos mosquitos transmissores. Já em dezembro já vamos realizar uma panfletagem em vários pontos da cidade na tentativa de buscar ajuda da população, que é a nossa maior parceira no combate à proliferação dos mosquitos transmissores”, destacou o prefeito, Rogério Troncoso.