De porta em porta, agentes de saúde e endemias realizam mutirão de combate ao Aedes aegypti
Última atualização em 20 novembro 2023 às 09h39

Dando continuidade ao calendário de mutirões contra o mosquito Aedes aegypti, agentes comunitários de saúde e endemias percorreram, nesta sexta-feira, 26, os setores Cristo Redentor, Santa Fé, Olinto Cândido, José Jesuíno e Cristina Park II, com os trabalhos de visitação, orientação e recolhimento de material que acumula água parada. A ação foi coordenada pela equipe da Secretaria de Saúde e faz parte dos projetos de saúde pública Prefeitura de Morrinhos.
Segundo o responsável pela pasta, Atualber Alberto, o objetivo da ação é reforçar o combate ao vetor transmissor da dengue, zika e chikungunya, além de alertar a população sobre as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito em suas residências. A realização da operação neste momento é estratégica, pois antecede o mês de maio, período em que o registro de casos de arboviroses é maior.
“A luta contra o mosquito Aedes aegypti tem que ser feita em cada casa. Batendo de porta em porta, os agentes vêm se deparando com dificuldades que variam. Em algumas situações muitas casas estão fechadas, com os moradores fora durante o período do trabalho”, comentou deixando a dica: “Nesses casos, as famílias têm que, a cada fim de semana, limpar quintal, varanda e outros, verificando ralinhos, árvores, calhas, plantas, garrafas, pneus, fechando bem as caixas d’água e eliminando entulhos”.