A Prefeitura de Morrinhos comunica que decidiu aderir à paralisação organizada pela Federação Goiana de Municípios (FGM), marcada para a próxima quarta-feira, 30 de setembro. Por isso, neste dia a Prefeitura de Morrinhos não fará atendimento ao público, realizando apenas serviços internos. Entretanto, os serviços considerados essenciais serão mantidos normalmente, como os que são oferecidos nas áreas de saúde, educação e coleta de lixo.

A presente manifestação é por demais oportuna, entendendo que somente através da união de forças é que este severo e amargo obstáculo será transposto. Na mesma linha, o ponto que afeta a gestão municipal são os baixos valores repassados pelos Governos Federal e Estadual na execução de alguns programas nos municípios, como Saúde da Família, transporte e merenda escolar, que tem onerado e muito os cofres municipais, que além da queda de 38% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), nos últimos anos, acompanha-se também uma série de transferências de responsabilidades aos municípios pelos governos federal e estadual que, em sua maioria, são subfinanciadas pelas gestões municipais, sem contudo, haver previsão de receitas, como por exemplo, os pisos do magistério e agentes de saúde.

Diante deste cenário caótico e preocupante, os prefeitos e prefeitas de Goiás decidiram tomar algumas ações conjuntas, como forma de reivindicar uma fatia maior do bolo tributário e garantir que os outros entes federados assumam suas responsabilidades sem que isso prejudique os cofres municipais e os serviços prestados aos munícipes. Dentre as ações destacamos:

– Paralisação de todas as atividades e funções das prefeituras dos municípios goianos durante os dias 29 e 30 de setembro e 01 de outubro, deixando em funcionamento apenas serviços essenciais, como plantão de saúde.
– Ações de conscientização nos municípios para que os cidadãos entendam a crise e as devidas responsabilidades de cada ente federado;
– Grande Marcha dos Prefeitos e vereadores do Estado de Goiás, em Goiânia, no dia 30 de setembro, a partir das 10 horas da manhã na Assembleia Legislativa de Goiás;
– Devolver ao Estado e à União as obrigações assumidas pelos municípios que são de origem daqueles entes, e ainda, o retorno dos servidores municipais dispostos à prestação destes serviços e obrigações.

Desde já agradecemos a compreensão de todos.

paralisação

Por Jailson Silva