OK-DSC_0006

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Superintendência Municipal de Meio Ambiente, está realizando a Coleta Seletiva de Lixo em Morrinhos desde o ano passado. Neste ano, o projeto será ampliado para outros bairros da cidade e vai contar com o apoio de mais um caminhão (agora são dois para efetuar o recolhimento).

O recolhimento dos materiais recicláveis segue um cronograma pré-estabelecido pela prefeitura, passando por diversos bairros da cidade, órgãos públicos, secretarias da prefeitura, principais pontos comerciais de Morrinhos, escolas, creches e Postos de Saúde da Família (PSFs).

“É um trabalho que tem crescido e, aos poucos, gerado resultados, incentivando a geração de renda para as famílias dos catadores de lixo de Morrinhos e desafogando o aterro sanitário municipal”, salienta o prefeito Rogério Troncoso.

Conforme explica o Superintendente Municipal de Meio Ambiente, Paulo Roberto da Silveira, para facilitar o trabalho de recolhimento da Coleta Seletiva de Lixo foram implantados 30 Pontos de Entrega de Voluntária (PEVs), nas áreas comerciais mais movimentadas da cidade. Os PEVs são pequenos contêineres de recolhimento de lixo seco e reciclável, como papéis, papelão, plásticos, metais e vidros. Eles foram colocados em pontos estratégicos de vários bairros, sendo que a população tem colaborado bastante, numa demonstração de que aprova e aplaude a medida.

Bairros atendidos em 2015

Em 2015 o caminhão da Coleta Seletiva recolheu materiais recicláveis nos seguintes setores e pontos estratégicos de Morrinhos: Centro, Avenida Senador Hermenegildo de Morais, Rua Pará, Lojão Mega Mix, Jardim Romano, Mega Lojão, Monte Verde, Cristina Park, Bela Vista, Aeroporto II, Santos Dumont, Vila Mutirão, Vila Nossa Senhora do Carmo, Genoveva Alves, Prédio da prefeitura, Assistência Social, Centro Administrativo, Escola Olga Hanun de Castro Rosa, Escola José Cândido, Creche Infância Protegida, Escola Celestino Filho, CASMAM, Creche Dona Lourdes Gentil de Melo, Escola Eudóxio, Escola Dom Bosco, Escola Mary do Carmo, Creche Terezinha Corcelli, Escola Humberto Jacinto, Creche Diogo Apolinário, Escola Alice Ferreira, PSF do Genoveva Alves, Jardim Romano, Morro da Saudade, Jardim América, São Francisco de Assis, Noroeste, Jardim Santa Fé, Cristo Redentor e Sul dos Pomares.

O Superintendente Municipal de Meio Ambiente, Paulo Roberto da Silveira, enfatiza que a participação da população é fundamental. “Precisamos que as pessoas se conscientizem quanto à necessidade de separar o lixo orgânico do inorgânico (o seco do molhado) para que o caminhão possa recolher. Cada um precisa fazer a sua parte, colocando o lixo seco nos PEVs nos dias e horários adequados, incentivando assim a cultura de separar os materiais recicláveis”, salienta.

Segundo ele, o objetivo também é incentivar as crianças a desenvolverem essa cultura e, consequentemente, os pais.
O Departamento de Meio Ambiente da prefeitura solicita especialmente a colaboração dos comerciantes do Centro da cidade, uma vez que o caminhão passa na Avenida Senador Hermenegildo de Morais, três vezes por semana, efetuando o recolhimento. “Pedimos que nesses pontos estratégicos das áreas centrais, o lixo seja colocado nos PEVs às segundas, quartas e sextas, das 16 às 17h30min”, esclarece o Superintendente.

Cooper Morrinhos

Todo o material reciclável recolhido está sendo direcionado para uma cooperativa de catadores, a Cooper Morrinhos, que está funcionando provisoriamente no galpão do Cimos, na Avenida Genoveva Rezende Carneiro. Toda a renda está sendo revertida para os próprios catadores.

A sede fixa da associação de catadores está sendo construída no aterro sanitário do município, já em fase de acabamento, com a implantação do cimento e a colocação do telhado.

A prefeitura está apoiando a iniciativa, através da doação de um subsídio de 350 reais mensais para ajudar na renda familiar de cada catador, até que a renda da própria cooperativa gere mais lucros, sendo que 10 famílias estão sendo beneficiadas atualmente.

O projeto tem como objetivo desafogar o lixão do município, aproveitando os materiais recicláveis, além de humanizar os catadores de lixo.

Por Ellen Ribeiro