OK coleta seletiva do lixo

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Superintendência Municipal de Meio Ambiente, iniciou no mês de março a Coleta Seletiva de Lixo do município. Na próxima segunda-feira, 4 de maio, a segunda etapa do programa terá continuidade com o recolhimento de materiais recicláveis nos setores do Centro, Jardim Romano e Genoveva Alves e, também, nos órgãos públicos e secretarias da prefeitura, principais pontos comerciais da cidade, escolas e creches e Postos de Saúde da Família (PSFs).

“É um trabalho que tem crescido e, aos poucos, gerado resultados, incentivando a geração de renda para as famílias dos catadores de lixo de Morrinhos e desafogando o aterro sanitário municipal”, salienta o prefeito Rogério Troncoso.

Na primeira etapa do programa, o caminhão da Coleta Seletiva recolheu materiais recicláveis nos bairros Monte Verde, Cristina Park, Bela Vista, Aeroporto II, Vila Santos Dumont, Vila Mutirão e Vila Nossa Senhora do Carmo. A ideia é estender gradativamente o programa para todos os setores de Morrinhos.

O Superintendente Municipal de Meio Ambiente, Paulo Roberto da Silva, explica que a participação da população é fundamental. “Precisamos que as pessoas se conscientizem quanto à necessidade de separar o lixo orgânico do inorgânico (o seco do molhado) para que o caminhão possa recolher. Cada um precisa fazer a sua parte”, salienta.

O calendário completo com os dias, horários e locais de recolhimento da Coleta Seletiva será amplamente divulgado através de panfletagem nas casas, em rádios locais e carros de som nas ruas.

Confira abaixo as informações do calendário:
OK Panfleto Coleta Seletiva-

Cooper Morrinhos
A prefeitura está apoiando a iniciativa, através da criação da Cooper Morrinhos, com um subsídio de 350 reais mensais para ajudar na renda familiar de cada catador, até que a renda da própria cooperativa gere mais lucros.

A Cooperativa está funcionando no Galpão do CIMOS, que foi adaptado com tendas e banheiro. Posteriormente, será construído o galpão da cooperativa com sede própria.

A renda será revertida para os próprios catadores. O projeto tem como objetivo desafogar o lixão do município, aproveitando os materiais recicláveis, além de humanizar os catadores de lixo.

Por Ellen Ribeiro