O Juiz Eleitoral de Morrinhos, Diego Custódio, informou que o Cartório Eleitoral de Morrinhos vai funcionar neste sábado, 16 de janeiro, das 8 às 12 horas, com a distribuição de 170 senhas para agilizar o recadastramento biométrico de eleitores no município. Até o momento cerca de 15 mil morrinhenses já se recadastraram, mas ainda faltam aproximadamente 18 mil.
De acordo com o Cartório Eleitoral, o período para o recadastramento começou no dia 17 de agosto, mas a população deixou para realizar o procedimento na última hora. Com isso, a demanda aumentou neste mês de janeiro devido à aproximação da data final para o recadastramento, previsto para o dia 26 de fevereiro.
“Pedimos às pessoas que se mobilizem e não deixem para fazer o recadastramento na última hora, a fim de evitar filas e contratempos. Obrigado ao prefeito Rogério Troncoso por todo o apoio que tem nos dado, tanto na parte estrutural como de pessoal”, destaca o Juiz Eleitoral de Morrinhos.
O prefeito Rogério Troncoso enfatiza que a prefeitura tem apoiado o trabalho incondicionalmente. “A prefeitura tem feito todo o esforço para atender às reivindicações do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). Por isso, colocamos funcionários à disposição para ajudar e informamos sobre o recadastramento biométrico nos mutirões que fizemos nos bairros. Vamos também oferecer transporte para as pessoas da zona rural virem fazer o cadastramento digital ou, até mesmo, levando as equipes do TRE até os núcleos de assistência social nos bairros”, explica o prefeito.
Quem não se recadastrar terá o título cancelado e o eleitor ficará sem a chamada “Quitação Eleitoral”, ou seja, com a situação pendente na Justiça Eleitoral. Caso isso ocorra, o eleitor fica impedido de regularizar o CPF, fazer passaporte e tomar posse em concurso, entre outros.
Recadastramento biométrico em Goiás
Hidrolândia foi o primeiro município goiano a ser alcançado pela tecnologia, implementada em 2009, quando se encontrava em execução o projeto-piloto.
Posteriormente, a primeira etapa de implantação ocorreu entre os anos de 2011 e 2012, quando as 10 Zonas Eleitorais da capital goiana e os municípios da 9a Zona Eleitoral (Corumbá de Goiás e Cocalzinho de Goiás) receberam a implantação do sistema biométrico.
Agora, entre 2015 e 2016, será realizada a terceira etapa do programa que totalizará, ao final, 70% dos eleitores de Goiás cadastrados biometricamente.
Atualmente 26 municípios goianos já contam com a tecnologia para o reconhecimento biométrico do eleitorado.
Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)
Por Ellen Ribeiro