Ok DSC_5561

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou o projeto “Carta Aberta ao Prefeito”, nesta quarta-feira, 13 de abril, na Escola Municipal Professor José Cândido, com os alunos do turno matutino.
O programa começou no ano passado e já atendeu 15 escolas da rede municipal de ensino. No último dia 4 de abril, o prefeito Rogério Troncoso esteve com os alunos do turno vespertino da Escola Professor José Cândido. Atualmente esta unidade escolar atende 316 alunos.

Durante a visita, o prefeito ouviu as críticas, considerações e sugestões dos estudantes daquela unidade escolar e, também, falou sobre a importância da participação da população para melhorias na educação, saúde, assistência social e outros.
Segundo a Secretária Municipal de Educação, Fabiana Toledo, o projeto é uma forma de aproximar os estudantes do poder público municipal, levando seus anseios e reivindicações. “Esta é uma oportunidade para o prefeito Rogério Troncoso conhecer a realidade da escola e se aproximar dos alunos, que se sentem felizes e ansiosos para falar com ele”, explica.

Na ocasião, seis estudantes da escola local apresentaram pedidos e fizeram questionamentos referentes às campanhas contra a dengue realizadas pelo município, como é feito o encaminhamento dos pacientes com relação a consultas e exames que não são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tipos de atendimentos feitos pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), andamento do projeto para construção da Clínica da Mulher, além de explicações sobre o atendimento diário realizado pelo Hospital Municipal de Morrinhos.

Dentre as melhorias solicitadas pelos alunos para a Escola Municipal Professor José Cândido estão a reforma geral, troca da cobertura do pátio, implantação de tenda fixa no pátio, reforma do telhado da escola, construção de uma sala para aulas de reforço, reforma dos banheiros e instalação de ar condicionado nas salas de aula.

“Estamos aqui para ouvir vocês e atender às necessidades da população e da comunidade escolar, demonstradas através dos pedidos e reivindicações dos alunos. Estamos trabalhando para melhorar nossos serviços a cada dia”, salienta o prefeito Rogério Troncoso.

A Diretora da Escola Municipal Professor José Cândido, Cleidemar Marques José Campos, agradeceu o prefeito pela visita e o parabenizou pelo trabalho desenvolvido em prol do município. “Parabenizo o senhor pela capacidade de governar neste período de crise e quero agradecer por tudo o que tem feito em prol da nossa escola”, destacou.

A professora do 2º ano, Mílcia Mendonça Santos, afirma que a experiência de liderar os alunos neste projeto foi gratificante. “Cada professor trabalhou de forma diferente com os seus alunos, incentivando o raciocínio deles e estimulando-os a contribuírem para melhorias na escola e na comunidade. As crianças gostaram de participar, pois trocaram ideias com os pais e professores na elaboração das perguntas relacionadas à área de saúde”, explica.

A aluna Geovana Mendes Rosa, do 5º ano, fez uma pergunta relacionada ao atendimento nos Postos de Saúde da Família (PSFs). “É bem mais fácil falar com o prefeito aqui na nossa escola do que ir lá no gabinete dele. Estou muito feliz por ter sido escolhida pela minha turma para levar nossa reivindicação até o prefeito”, finaliza.

OK DSC_5618

Por Ellen Ribeiro