Campanha Outubro Rosa visa prevenir câncer de mama

OK Laço
A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, iniciou neste mês de outubro a Campanha Outubro Rosa, em Morrinhos.

A iniciativa tem como objetivo alertar e orientar as mulheres sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, reduzindo o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento.

Atualmente, o câncer de mama é a primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse tipo de câncer é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno.

Conforme explica a Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Josyane Cruvinel, a campanha no município vai contar com diversas ações. Segundo ela, a iniciativa está sendo amplamente divulgada nas redes sociais. Durante todo o mês de outubro, haverá caminhadas alusivas ao tema, palestras de conscientização, além da coleta de exame preventivo e o exame de toque de mama, em todas as unidades dos Postos de Saúde da Família (PSFs).

Josyane explica que muitas mulheres, devido à quantidade de afazeres diários, acabam deixando a saúde em segundo plano, o que não é prudente. “Muitas mulheres decidem fazer os exames preventivos somente quando os sintomas aparecem e não pelo hábito de cuidar da saúde. Isso precisa ser mudado. Por isso, pedimos aos esposos e filhos que incentivem as mulheres da família a fazer a prevenção”, salienta.

Prevenção
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia, além do autoexame dos seios. Para o controle do câncer de mama, é recomendado que as mulheres realizem exames periodicamente, mesmo que não tenham alterações.

É necessário que a mulher conheça o próprio corpo e, caso veja alguma alteração, já procure atendimento médico, pois o exame das mamas realizado pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por um profissional de saúde em atendimento hospitalar qualificado para essa atividade. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura do câncer de mama.

Sobre o Outubro Rosa
O mês de outubro é conhecido como Outubro Rosa e é marcado por ações do Ministério da Saúde e de diversos órgãos e entidades que intensificam os esforços pela detecção precoce do câncer de mama. São 31 dias dedicados a reflexões e ações sobre o tema, mostra os avanços já conquistados e também o desafio para vencer o câncer que atinge um grande número de brasileiras por ano.

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.

Confira entrevista da Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Josyane Cruvinel, sobre o Outubro Rosa em Morrinhos:

OK laço 02

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)